Conceito de Testemunhal

TestemunhalA vida é vivida em primeira pessoa, ou seja, cada ser humano acumula uma série de experiências e lembranças em seu coração, sendo assim pode dar testemunho a outras pessoas. Estas vivências têm caráter testemunhal quando são compartidas com outras pessoas, por isso são enriquecedoras para potencializar o conhecimento. Por exemplo, uma pessoa pode ter acesso a fatos que aconteceram embora não tivesse vivenciado essa situação através de uma mensagem testemunhal.

No contexto familiar, a comunicação intergeracional de avós e netos mostra o valor do diálogo entre pessoas de diferentes gerações que podem enriquecer-se mutuamente graças a esta experiência pessoal.

Formas de dar testemunho

Por outro lado, uma pessoa pode dar testemunho de algum acontecimento através de suas próprias palavras como também utilizar outros recursos de expressão, por exemplo, através da escritura de um livro. Assim ocorre no caso da autobiografia que mostra os dados mais destacados da vida de um artista e suas vivências. Qualquer fato testemunhal está marcado pela subjetividade de descrever uma vivência do ponto de vista do protagonista.

Expressar-se através de uma carta ou outro meio

Uma pessoa pode também dar testemunho de alguma vivência sua através de uma carta na qual expressa uma mensagem a seu interlocutor. Desta forma, o destinatário da carta toma consciência do testemunho do emissor, interioriza a mensagem e conhece um fato embora não tenha vivido em primeira pessoa, no entanto, confia no outro. Neste tipo de comunicação, é importante ter confiança na pessoa que expressa a mensagem, caso contrário é possível duvidar da testemunha alheia.

Também é possível dar testemunho da vida de outra pessoa. Por exemplo, Platão deu vida à figura de Sócrates (seu mestre) através dos seus diálogos. Graças a Platão, pode-se descobrir com mais profundidade o pensamento de um dos filósofos mais importantes da história grega. Este é precisamente um dos objetivos deste tipo de comunicação: poder propagar a mensagem de uma pessoa.

Como dar testemunho de algo

Quando uma pessoa dá testemunho de algo deseja mostrar que esse fato é correto. Portanto, ao bancar uma informação, essa pessoa tem que estar segura de que está certa e ser fiel a sua verdade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Testemunhal