Conceito de Testemunha

TestemunhaDe acordo com sua utilização, a palavra testemunha pode referir-se a diversos assuntos. O uso mais frequente é o da pessoa que dá testemunho de algo, especialmente a pedido de um ato judicial. Quando acontece um julgamento é habitual que durante o seu desenvolvimento ocorram depoimentos, conhecidos como testemunhos, das testemunhas do caso investigado.

Normalmente, num dia de julgamento a mesma se apresenta perante o tribunal e comenta tudo aquilo que tem visto, escutado ou sabido a respeito do que é investigado. As testemunhas são muito importantes na hora de determinar a culpa ou inocência de um acusado.

Enquanto isso, dentro de um ato judicial, podemos encontrar uma testemunha ocular, aquela que observou de maneira direta um fato, ou em sua falta, com uma testemunha não ocular, que será aquela que presta depoimento sobre algo que lhe contaram ou escutaram falar de outro.

Para os especialistas que muitas vezes são chamados para a investigação de um caso, é citado no julgamento para depor, neste caso, tornando-se testemunhas não oculares, cuja missão é fornecer elementos técnicos ou específicos inerentes à sua função.
Por sua vez, a testemunha de acusação é aquela que testemunha contra o acusado no julgamento.

As testemunhas antes de prosseguirem para depor, fazem um juramento em que se comprometem em dizer a verdade, caso se verifique que uma testemunha cometeu perjúrio pode ser processada por falso testemunho e, dependendo do caso, pode até ter para cumprir a pena na prisão.

Também chamamos de testemunha, a pessoa que presencia de maneira direta um evento ou acontecimento. Eu fui a testemunha do beijo entre Laura e João.

E na área esportiva, mais precisamente na corrida de revezamento, conhecemos como testemunha, o nome daquela barra que os corredores de uma mesma equipe passam na hora da mudança de atletas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Testemunha