Conceito de Teste de Personalidade

Teste-de-PersonalidadeOs testes utilizados pelos selecionadores de recursos humanos num processo de seleção têm uma finalidade específica. Os testes de conhecimento são muito utilizados nos processos de seleção para medir o nível de inglês de um candidato. Do mesmo modo, os testes de aptidão são usados para determinar as aptidões reais de um candidato.

Podemos destacar que existe um teste diferente: o teste de personalidade. Este que determina certos dados do caráter do candidato como também alguns sinais do seu comportamento normal. Por que é utilizado este tipo de teste nos processos de seleção? Porque os selecionadores de recursos humanos não valorizam apenas a formação acadêmica de um candidato para escolher uma vaga, para eles é importante também buscar um perfil psicológico.

A busca por determinado perfil psicológico

Entre as habilidades profissionais que um candidato deve cumprir, podemos destacar, por exemplo, alguns traços de caráter como o trabalho em equipe.

Este tipo de teste é utilizado com frequência porque os candidatos costumam maquiar suas próprias realidades.

Isto é, os candidatos não são totalmente sinceros em suas respostas durante a entrevista de trabalho porque têm o desejo de causar uma boa impressão. Assim acontece quando um candidato responde ao selecionador aquilo que o mesmo deseja escutar além da própria verdade.

Os testes de personalidade são uma ferramenta importante para a seleção de trabalhadores

Por isso que os selecionadores de recursos humanos decidem utilizar recursos importantes como os testes de personalidade para conhecer com maior objetividade o modo de ser de cada candidato.

Por exemplo, o teste de personalidade pode ser muito útil também quando se busca um candidato para exercer um cargo de liderança. Neste caso, este teste pode esclarecer se o candidato tem ou não qualidades positivas para ser um bom líder.

Uma parte do quebra-cabeça para saber mais sobre a pessoa

Através do teste de personalidade podemos concluir se um candidato é melhor do que outro pelos traços de caráter examinados. Simplesmente, é uma ferramenta de conhecimento para ter maior objetividade ao selecionar um profissional que melhor se adapte às necessidades do cargo exigido. Esta ferramenta é muito importante quando existem vários candidatos para o mesmo cargo.

Foto: iStock, Neyya

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Teste de Personalidade