Conceito de Teste de Conhecimento

Existem diversos tipos de ferramentas que são utilizadas em um processo de seleção de pessoal quando uma empresa busca o candidato ideal para uma vaga de trabalho.

Além da tradicional entrevista de emprego que o empregador realiza aos diversos candidatos, há diversos tipos de provas que podem oferecer informações bem valiosas.

Uma ferramenta possível é o teste de conhecimento, este que pode ser utilizado durante o processo de seleção para medir o conhecimento de um candidato sobre uma área específica.

Medir o conhecimento

Por exemplo, existem vagas de emprego para candidatos que falam inglês. Sendo assim, há candidatos que mentem no currículo em relação ao seu nível de inglês, tanto falado como escrito.

Por isso, o teste de conhecimento é uma prova extremamente valiosa para medir, com grau de objetividade real, qual é o conhecimento do candidato sobre o idioma em questão e assim poder identificar uma possível mentira em seu currículo.

Conhecimentos específicos para exercer determinado cargo

Por outro lado, cada vaga de emprego exige capacidades profissionais específicas. Uma vez que a empresa classifique de forma objetiva quais são os conhecimentos técnicos específicos que deve ter cada candidato, é possível aplicar o teste de conhecimento para saber quem é o candidato ideal e que melhor se adapta às tarefas do cargo em questão de forma objetiva (na entrevista de emprego há mais risco de subjetividade do que no teste de conhecimento que oferece uma objetividade maior).

Ferramentas do processo de seleção

Dentro dos testes de conhecimento existem diversos tipos de provas, tais como: teste de idiomas, teste de mecanografia, teste de conhecimento informático, traduções de texto, entre outros. Este tipo de prova determina o conhecimento de um candidato em uma área específica.

Os processos de seleção podem ser bem complexos quando há uma grande quantidade de candidatos qualificados participando da seleção e, aparentemente, existem diversos tipos de perfis profissionais que se encaixam para determinado tipo de trabalho.

Deste modo, ferramentas alternativas como os testes de conhecimento se tornam uma prova de avaliação que permite conhecer o candidato de um modo mais preciso, assim, esta informação pode ser um complemento importante em relação aos dados fornecidos no currículo ou na entrevista de trabalho pessoal.

Foto: iStock, CEFutcher

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Teste de Conhecimento