Conceito de Teste

TesteO termo teste corresponde ao idioma inglês, entretanto, devido a sua incrível extensão, é que ele faz parte do idioma português. No entanto, refere-se a qualquer tipo de prova destinada a avaliar conhecimentos, aptidões ou funções.

Na área acadêmica, o termo teste possui uma importância especial e significativa, pois em muitas instituições e contextos deste tipo o mesmo é usado como sinônimo da palavra exame. Um exame ou teste, no caso, apresenta aquela ferramenta ou técnica que os professores utilizam para medir o nível de conhecimento e habilidades que apresentam os estudantes que assistem às aulas.

Geralmente, sempre depois de algum curso ou da finalização de um capítulo, os professores costumam medir os conhecimentos de seus alunos para saber se compreenderam através de um teste. Os testes podem ser orais ou escritos e conter tanto perguntas de respostas abertas como de múltipla escolha. Nas abertas, o estudante pode expressar livremente a resposta e nas múltiplas deverá selecionar de uma lista a resposta que considere correta.

Outro tipo de teste muito comum é o teste psicológico, através do qual são medidas as características psicológicas de uma pessoa e assim, determinar se ela está apta e em condições de desenvolver uma atividade. Algumas empresas costumam utilizar este tipo de teste na hora de contratar um profissional, pois será uma ferramenta útil para determinar o perfil psicológico do contratado. Neste tipo de teste, as respostas das pessoas entrevistadas são comparadas através de métodos estatísticos ou qualitativos com as respostas de outros e com aquilo está considerado como resposta "correta" do caso em questão para poder assim realizar uma pertinente classificação.

Também podemos encontrar o chamado teste genético, através do qual e mediante um procedimento bioquímico pode ser analisado o DNA, o RNA, os cromossomos, as proteínas e os metabolitos de uma pessoa para determinar os genótipos, fenótipos, mutações ou cariótipos vinculados a doenças hereditárias, o qual permitirá saber sobre a predisposição de alguém a desenvolver algum tipo de doença que já teve ou que tenha um familiar.

Por outro lado, na hora de tirar a carta de motorista, as pessoas que desejam obtê-la, antes, devem submeter-se a um teste de direção, onde a autoridade administrativa competente avaliará a parte física, prática e teórica da pessoa para saber se ela está em condições de dirigir.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Teste