Conceito » Território

Conceito de Território




TerritórioO termo território corresponde a um espaço concreto que em um tempo determinado possui limites estabelecidos. É uma delimitação do espaço geográfico cujo âmbito visual pode ser definido como paisagem. Tem relação com a possibilidade de que o espaço geográfico seja submetido à exploração e à propriedade. A apropriação tem relação com o volume de tudo o que se considera território; a produção de espaços sociais é, em sua essência, um processo de territorialidade.

Território também tem como conceito terra, ou seja, uma área perfeitamente definida onde se inclui suas terras e suas águas. É muito frequente considerar território quando o possui uma pessoa, ou quando o possui uma organização ou até mesmo uma instituição. Um território é um Estado ou um país com suas subdivisões. Também se pode conceituar como território a uma determinada zona que é controlada por certos animais. Alguns autores afirmam ou afirmaram que território é o objeto por excelência do que conhecemos com investigação da geografia, entre outros termos muitos usados dentro da geografia em geral. Também se podem relacionar os usos do termo território, para determinar o que contém.

O termo território vem do latim e faz referência a uma determinada extensão da superfície da terra sobre a qual vive um grupo de seres humanos. Ainda no século XVII, era bastante comum o uso do termo “terra natal”, ainda que já no ano de 1690, apareceu a palavra território associada ao desempenho das funções episcopais. O uso do termo território não se generalizou até o século XVIII, quando as obras políticas de Montesquieu e Russeau, entre outros, colocaram o termo ao nível de termo como tal.
A partir desta época passou a designar-se uma extensão de terra aonde habita um grupo d seres humanos com uma autoridade definida. Em plena expansão do colonialismo europeu e nas vésperas da revolução francesa, o conceito de território voltou a adquirir de forma explícita seu sentido político mais profundo.

No ano de 1872, imediatamente depois da chamada Comuna de Paris e da guerra conhecida como franco-prussiana, o conceito de território passou a fazer parte íntegra da ideia da defesa. Nessa época foram criadas as primeiras tropas francesas que foram consagradas à defesa do interior do país e que foram denominadas “territoriais”.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)