Conceito de Terapia de Linguagem

A terapia de linguagem ou terapia da fala é a disciplina terapêutica que ajuda a tratar transtornos que se manifestam através do uso da linguagem. Existem alguns exemplos mais específicos que mostram esses possíveis transtornos: a gagueira, as dificuldades de pronunciar um som e os problemas de comunicação. Assim, a terapia da linguagem pode ajudar especialmente as crianças, pois é nesta fase da vida que as pessoas começam a falar.

Existem dois tipos de problemas que a terapia da linguagem pode tratar: a possível dificuldade de expressar um tipo de som específico (este problema recebe o nome de fonação) e também os problemas de aprendizagem ao mostrar certas incoerências na expressão. A terapia da linguagem é eficaz especialmente quando realiza o diagnóstico adequado para o problema que sofre a pessoa.

Uma terapia para superar as dificuldades

As características da terapia variam dependendo do tipo de transtorno sofrido pela pessoa. Existem vários tipos de dificuldade que uma criança pode experimentar cujo tratamento de terapia de linguagem pode ser muito valioso.

O transtorno de articulação é aquele que a pessoa tem dificuldades para articular uma sílaba ou um som qualquer. Este som se apresenta como uma barreira frequente na comunicação. Existem também dificuldades relacionadas ao ritmo da fala como mostra o transtorno da gagueira, nele, a pessoa realiza pausas em seu discurso.

As soluções da terapia da linguagem

Existem pessoas que têm algum tipo de problema auditivo, neste caso, a terapia da linguagem pode ser terapêutica para tratar problemas de assimilação de uma mensagem ao ter dificuldades de compreender um significado. A comunicação é muito importante para o desenvolvimento social do ser humano, por isso a terapia da linguagem também pode ser eficaz para alimentar a autoestima pessoal, pois à medida que a capacidade comunicativa de uma pessoa melhora, ela também se sente melhor consigo mesma.

O tratamento da terapia da linguagem pode ser complementado com sessões de terapia psicológica para tratar as incapacidades da fala. Os possíveis transtornos a ser tratados são: dificuldade de uma pessoa em utilizar a linguagem seguindo as normas sociais, ter dificuldade na combinação de palavras, ter uma riqueza léxica bem limitada, entre outros.

Imagem: iStock, monkeybusiness

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Terapia de Linguagem