Conceito de Teologia

A existência de Deus é um dos grandes mistérios para o ser humano que pode posicionar-se de diferentes formas através da fé, do agnosticismo e do ateísmo em relação a uma divindade. Cada ciência tem seu próprio objeto de estudo, desde então, a teologia é a ciência que tem Deus como principal objeto de estudo. Esta disciplina estrutura os princípios fundamentais de tudo aquilo que tem a ver com a divindade.

Relação entre Teologia e Filosofia

Durante muito tempo a teologia foi apenas um ramo da Filosofia. Na verdade, vale ressaltar que os filósofos têm refletido muito sobre a existência de Deus, até o ponto de alguns pensadores desenvolverem provas racionais para demonstrar sua existência. Por outro lado, a filosofia escolástica também tem agregado conhecimento de sua fé dentro do contexto filosófico.

Tipos de Teologia

Cada religião tem uma teologia própria, ou seja, uma fundamentação própria de sua fé. Uma das escrituras teológicas mais importantes no contexto da religião cristã é a Bíblia. Existem vários tipos de teologia entre as quais podemos destacar: a teologia egípcia, a ortodoxa, a protestante, a católica, entre outras. Cada uma delas tem um sistema autônomo e independente do ponto de vista dos princípios e verdades que a regem.

Há diversos tipos de interpretação em relação ao conceito de Deus, como mostra o politeísmo: que acredita na existência de vários deuses, diferente da ideia de um Deus único e próprio de alguns credos religiosos.

O discurso de Deus

Do mesmo modo, existem também algumas formas de interpretar a essência divina. O panteísmo conclui que Deus é tudo o que existe, ou seja, Deus é a matéria juntamente com a essência de tudo que é criado. Pelo contrário, existe também a oposição ao Deus único e criador próprio da religião católica.

Neste caso, Deus tem uma natureza diferente da material. De forma mais estrita, a palavra teologia analisada etimologicamente significa o discurso de Deus, um discurso através do qual se pretende chegar à compreensão da essência divina. O estudo teológico ajuda o ser humano ir mais além dos limites racionais e daquilo que observa para poder refletir sobre a essência da divindade.

Foto: iStock, rkoczur

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Teologia