Conceito de Teologia

O estudo de Deus, das coisas criadas por ele e do conhecimento que o homem tem sobre este tema é o que abarca o termo Teologia. A palavra vem do grego e siginifica exatamente isso: o estudo das coisas relacionadas com aquilo que é divino. O grego Platão foi o filósofo que usou o termo teologia na sua obra “A República” escrita no ano 380 a.c, para referir-se a coisas divinas. A teologia é o estudo de Deus , mas não só do Deus do catolicismo. É o estudo de Deus e das representações espirituais em várias religiões. Desse modo existe a teologia católica, a teologia ortodoxa, a teologia evangélica e a teologia subjetiva que não se baseia na existência de um Deus dentro das igrejas e sim através das ações e dos pensamentos do ser humano.

No catolocismo a teología se baseia diretamente na existência de Deus. O criador da terra e do ser humano e tenta explicar os misterios sobre o nascimento, vida , morte e resurreição de Cristo; e o mistério da santïssima trinidade que reconhece um só Deus representado por 3 pessoas diferentes que são o pai, o filho e o Espírito Santo que na igreja católica é representado por uma pomba branca.

O estudo da teología abrange temas amplos e controversos através da análise dos livros considerados sagradas escrituras. Estuda a história desde o inicio da vida religiosa até os dias atuais, estuda símbolos e crenças, e estuda que papel deve ter o padre, pastor ou dirigente de um grupo de estudos ou de uma religião deve ter dentro da comunidade a que pertence e a que se supõe deve dar apoio religioso.

Existe uma rama da teologia que estuda tudo a partir dos texto escritos na bíblia o que se chama teologia bíblica e investiga os acontecimentos presentes neste texto. É nesse texto que as pessoas crentes, católicos ou evangélicos ( embora cada uma com versões diferentes) baseiam sua fé.

Uma outra rama da teologia é a que se dedica a crítica dos texto de maneira a que possam ser interpretados de forma lógica a partir do entendimento da veracidade dos livros incluindo o estudo das datas, dos escritos e de seus autores.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Teologia