Conceito de Tempo Livre

Tempo-LivreO tempo livre é conhecido como o tempo que as pessoas dedicam para realizar certas atividades que não correspondem ao seu trabalho formal nem às suas tarefas domésticas essenciais. Sua característica diferencial é que se trata de um tempo recreativo que pode ser utilizado pelo seu titular de modo sensato, ou seja, diferente daquele tempo não livre que na maioria das vezes o sujeito não pode escolher o tempo de realização, neste, a pessoa decide quanto tempo vai disponibilizar para o momento.

Embora o tempo livre, para alguns, costuma incluir a realização de algumas atividades que não estão relacionadas a trabalho, muitas vezes, as mesmas podem ser obrigatórias como ir ao médico, ir a um supermercado, ir à escola, entre outras que são executadas em pleno tempo livre porque não dispõem de tempo para ser realizadas durante a jornada formal ou de trabalho.

Geralmente as pessoas costumam utilizar o tempo livre para descansar do trabalho, realizar alguma atividade de recreação, diversão ou prazer, como também para realizar aquelas atividades que não são possíveis pela falta de tempo que a dura jornada de trabalho lhes impõe.

Dificilmente podemos incluir ou classificar como parte do tempo livre qualquer atividade que não seja atrativa ou prazerosa para nós

Em outro sentido, é importante destacar que o tempo livre ou de lazer, como também costuma ser chamado, é uma necessidade tipicamente humana. É comum que depois de uma semana estressante em matéria de obrigações de trabalho, de escola ou domésticas, as pessoas se propõem a realizar atividades que tenham o único objetivo de poder desfrutar ou relaxar de tudo aquilo que lhes esgotou ou estafou durante a semana de trabalho.

No entanto, aquilo que pode ser considerado uma atividade que faz parte do tempo livre varia de pessoa para pessoa, pois simplesmente nem todos têm a mesma percepção do que pode ser divertido, agradável, saudável ou prazeroso.

Por exemplo, alguns consideram que estudar ou ler um livro não pode estar incluído como uma atividade de tempo livre, no entanto, sempre há aqueles que consideram esse tipo de atividade divertido e ideal para realizar em seu tempo livre, embora a maioria das pessoas ache o contrário.

O tempo livre na história

A origem deste conceito está baseada na Grécia Antiga, na qual os filósofos destinavam seu tempo livre para realizar aquelas atividades que lhes davam prazer como refletir sobre a vida, as ciências e a política.

Por sua vez, a civilização romana foi grande cultivadora do tempo livre e da prática de diversas atividades durante esse tempo. As elites intelectuais usavam este tempo para meditar e contemplar (isso acontecia com os filósofos gregos), enquanto isso, as pessoas ordinárias usavam esse tempo para divertir-se assistindo grandes espetáculos ou descansando.

Assim, com a propagação do cristianismo e a preservação absoluta da moralidade cristã, durante o período da Idade Média as atividades recreativas não eram promovidas

Entre os séculos XX e XXI, houve uma incrível expansão do chamado Tempo Livre, este que provocou uma magnífica diversificação ao ponto ser classificado em diferentes categorias: noturno (associado à noite e a todas as atividades desenvolvidas nesse período como bares e discotecas); espetáculos (incluídos os culturais e os esportivos) e também os específicos esportivos (que implicam na prática de algum esporte).

Imagem: iStock. FilippoBacci

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Tempo Livre