Conceito » Tempo

Conceito de Tempo




Em uma definição simples e objetiva o tempo nada mais é que o período que separa dois pontos usados como base para classificar um evento sendo que esses pontos podem ser segundos, minutos, dias, horas, meses, anos, décadas... O que torna definir o tempo algo extremamente complexo.

Basicamente o tempo é classificado através dos movimentos do planeta terra. O movimento de rotação onde a terra gira em torno de seu próprio eixo ira definir o que chamamos de dia devido ao período que leva para completar esse ciclo, ou seja, 24 horas, separadas em 24 partes iguais compostas por 60 minutos cada. Já o movimento de translação é aquele onde a terra gira ao redor do sol cujo ciclo com duração de 365 dias define o período de um ano.

A percepção do tempo e algo natural para o ser humano e entre os motivos para conseguirmos nos adaptar ao tempo com certa facilidade e graças ao nosso relógio biológico, ou melhor dizendo, o relógio circadiano, que é responsável pela adaptação do nosso organismo aos períodos de luz e escuridão do dia e regulando nossas funções biológicas de acordos com os mesmos, por exemplo, levantar ao clarear o dia, comermos em intervalos regulares durante o período que nos mantemos em atividade, descansar ao escurecer,etc.

A observação pelos antigos da luz do sol em diferentes períodos do dia foi um dos primeiros sistemas para dividir as horas do dia de maneira regular assim como as mudanças da lua contavam os meses e dessas observações passamos a ter os calendários e posteriormente uma das invenções que mais prendeu o homem no tempo, o relógio. A diferença entre eles é que o tempo em um relógio e baseado no tempo de um dia entretanto o tempo de um calendário varia com a civilização que passou a marcá-lo, sendo este tipo de tempo chamado de tempo cronológico. É através dessa cronologia que os eventos que marcam tanto a historia do mundo como nossas historias pessoais são datados.

Outro uso do termo Tempo é para classificar eventos meteorológicos geralmente ao falarmos se um dia está bom ou ruim, ou em uma conversa cotidiana. “O tempo hoje esta bem fechado, pode ser que chova mais tarde.” Também costuma-se falar em tempo na descrição das características climáticas de uma determinada região. “Na Bahia é sempre quente.” “Chove muito no caribe em dezembro.”

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)