Conceito de Templo de Luxor

A atual cidade de Luxor (antiga cidade de Tebas do Egito Antigo) abriga um dos templos mais espetaculares desta civilização: o Templo de Luxor.

Esta edificação foi construída 1300 anos antes de Cristo, no tempo dos faraós Amenhotep III e Ramsés II, que promoveram essa construção para venerar os deuses, especialmente o Deus Amon, que a cada ano era homenageado com uma procissão para celebrar a chegada do ano novo. A procissão iniciava no templo Karnak e terminava no de Luxor.

Estrutura do Templo de Luxor

Sua estrutura arquitetônica está baseada num grande quintal, num portal, numa sala aberta com grandes pilares, num pátio solar ou num santuário, embora fossem incorporados mais tarde outros elementos como capelas, câmara de nascimento e outros elementos do tempo de Alexandre Magno, como o santuário da Barca.

O templo possui 260 metros de comprimento e está ligado ao templo Karnak através de uma vereda decorada de estátuas, especialmente esfinges que representam os faraós.

Entre o divino e o humano

O templo de Luxor também dirigia a veneração dos faraós por ser de origem divina. Neste sentido, para reafirmar seu poder terrestre era celebrado um ritual para comemorar a divindade do faraó em uma dessas salas (na sala do nascimento divino). Este ritual cumpria outra função: transmitir ao povo que o faraó continuaria velando pela prosperidade. Desta maneira, o templo Luxor possuía dois significados: como mostra do respeito à divindade e como símbolo de poder do faraó.

A figura central do Deus do Ar

Os egiptólogos concordam em afirmar que a figura central do templo era o Deus Amon (também conhecido como Amon-Ra), que é a divindade mais importante desta civilização. Amon é o símbolo do ar porque permanece oculto mesmo estando presente. Este Deus era muito adorado pelo povo e por este motivo os templos de Luxor e Karnak recebiam muitas oferendas. Entre o povo e os faraós estavam os sacerdotes, estes últimos oficializavam os rituais do templo.

Foto: Holger Mette I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Templo de Luxor