Conceito » Temperatura

Conceito de Temperatura




TemperaturaPara saber quanto frio ou quanto calor faz, devemos recorrer à medição da temperatura. Temperatura é a propriedade física que nos permite conhecer as medidas de frio ou calor presentes no meio ambiente, seja no corpo de uma pessoa ou de um animal, um objeto ou uma determinada região. Por exemplo, se medimos a temperatura de um objeto que esteja quente, a medida dessa temperatura sempre será traduzida em calor; se ao contrário, medimos a temperatura de um objeto frio, a temperatura traduzida desta medida será baixa. A energia interna do sistema termodinâmico de um corpo tem uma relação íntima com a energia, devido a que este tipo de energia tem relação com o movimento das partículas que fazem parte deste sistema.

O termômetro é a única e mais precisa forma de medir a temperatura. Os termômetros são previamente calibrados de acordo com as diversas escalas de medição da temperatura. O Kelvin é a unidade de temperatura no sistema internacional de unidades. A escala Celsius, também conhecida como centígrado também é outro sistema de medição da temperatura. Nos países de origem anglo-saxão a medida da temperatura usada é a Fahrenheit.

Quando falamos de temperatura, também devemos fazer referência a um conceito vinculado à mesma que é a sensação térmica. Esse tipo de sensação é o que faz com que se creia que o frio ou o calor que sentimos seja determinado por ela e não pela temperatura real. Em épocas de temperaturas muito baixas ou muito altas, muitos se dirigem pela sensação térmica e não pela temperatura real medida pelos termômetros. A sensação térmica faz com que a temperatura possa ser percebida de forma diferente pelas pessoas. A sensação térmica é a forma pela qual o corpo humano sente a temperatura das coisas e do que está em volta e pode ser medida, de forma simulada os diferentes tipos de sensação de frio ou de calor.

As distintas variações de temperatura podem produzir efeitos físicos diversos como pode ser a dilatação dos corpos. Entre esses efeitos físicos a dilatação dos líquidos é consideravelmente maior que a dilatação dos sólidos, devido à falta de rigidez das suas moléculas.

>> Próximo - Que Conceito >>