Conceito de Temor

TemorO temor é um sentimento comum experimentado pelos seres humanos e também pelos animais, se caracteriza pela realização de uma ação de fuga, de afastamento de uma pessoa, situação, ou algo que desperte o sentimento, porque claramente é considerado como perigoso para a vida ou pela tranquilidade do ambiente.

Assim, o temor é um sentimento muito desagradável e uma emoção bem primária que surge no animal ou pessoa de maneira natural e espontânea, perante a mínima percepção de um perigo ou dano.

Existe um mecanismo físico que provoca o medo e encontra-se em nosso cérebro, no retiniano. No entanto, a amígdala cerebral controla as emoções e ocupa-se de sua localização. Quando esta percebe o medo produz uma resposta que pode ser de fugir, paralisar-se ou enfrentá-lo. Assim mesmo, o medo produz manifestações físicas imediatas como ser: o aumento da pressão arterial, o acréscimo da glicose no sangue, o coração bombeia com maior intensidade e os alhos são ampliados, entre outros.
Tal como acontece com todas as emoções e sentimentos que experimentamos os seres humanos, o temor é um dos temas que mais tem abordado a psicologia com a missão de explicar, classificar, encontrar suas causas e também para diminuir aqueles casos em que sua presença é recorrente e provoca um autêntico problema para o desenvolvimento da pessoa que o padece.

Sigmund Freud diferenciou dois tipos de medo, o neurótico, que é aquele em que a intensidade do ataque não corresponde com uma intensidade de perigo real, enquanto que no temor real, a dimensão do medo corresponde à intensidade da ameaça.

Enquanto isso, a psicologia hoje, propõe desde a corrente comportamental que o medo é algo que os indivíduos aprenderam e por acaso sofrem. E pelo lado da psicologia profunda, o medo é provocado perante um conflito inconsciente que não foi resolvido.
Além disso, também a palavra temor expressa em nosso idioma uma suspeita, a preocupação que aconteça um dano. Este conceito dispõe de uma ampla variedade de sinônimos, também muito usados na hora de expressar o sentimento como ser: medo e pânico. No entanto, a palavra que contrasta é a de valor que se refere à coragem que determina alguém.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Temor