Conceito de Temário

TemarioO termo temário é utilizado para denominar de maneira geral o conjunto ou série de temas, tópicos ou assuntos a serem abordados em um discurso, reunião, encontro ou em alguma matéria da universidade.

Vale destacar que o temário é um conceito que tem a ver e está intimamente relacionado à palavra tema. Em nosso idioma, o tema se refere a um assunto ou matéria que está sendo tratado.

No entanto, uma das funções básicas que podemos atribuir a um temário é o de servir como guia para as pessoas que participam de um encontro. Em uma reunião, por exemplo, é importante revisar o temário para saber antecipadamente os temas que serão abordados, quando e por quem. Esta informação será útil se na mesma hora você pode decidir em participar dos seus temas de interesse.

Porém, não só para espectadores ou participantes deste tipo de evento é importante o conhecimento do temário, ele também faz parte do responsável pela sua dissertação e o ajuda na hora de estabelecer os critérios em função do temário a ser tratado e que já foi definido previamente.

Vamos ser mais claros através de um exemplo concreto. Uma fundação que luta e conscientiza sobre o câncer de mama organiza um encontro par abordar este problema de saúde tão comum na vida das mulheres, no entanto, em relação às pessoas convocadas, os organizadores definem o temário a partir do seguinte: a situação da doença no país em questão, a genética deste tipo de doença, as principais maneiras de prevenção, a apresentação de casos clínicos, entre outros.

Como observado, o temário é um elemento de grande ajuda e organização para o desenvolvimento de algum evento informativo ou cultural em que participam diversas autoridades e que estão envolvidos outros temas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Temário