Conceito » Televisão

Conceito de Televisão




Se compararmos o conceito de televisão de alguém que viveu na época de sua origem a mais de 90 anos atrás com o de uma pessoa do século XXI observaremos que a sua maneira ambos tem opiniões muito parecidas de tão encantador sistema: “ Uma caixa que traz a magia de um mundo distante para perto de nos.”

Essa caixa mágica, também chamada de televisor, é o aparelho que através do seu sistema eletrônico converte as ondas eletromagnéticas formadas da captação da luz e do som em imagem na tela do aparelho. Essas imagens, por sua vez, estão sendo formadas em um ponto geralmente distante de seu destino através de câmeras e microfones e enviadas através de um sinal eletromagnético distribuído por uma antena principal a um grande numero de antenas secundarias e delas aos aparelhos que temos em nossas casas.

Saindo do âmbito técnico para o funcional a televisão foi criada como meio de entretenimento e comunicação se popularizando de tal maneira que se pode dizer que hoje no Brasil mais de 90% de nossa população tem um aparelho em casa. O objetivo de cada individuo ao ligar o aparelho de televisão varia entre os mais diversos possíveis. Essa variedade de motivos também é conhecida como programação.

A programação que chega a cada região varia com a capacidade das antenas instaladas na mesma, o que também é conhecido como TV aberta. Os canais abertos fazem parte de emissoras de televisão que transmitem sua programação gratuitamente a população e cujos lucros vêem das propagandas publicitárias que a mesma transmite nos intervalos entre os programas. Os programas mais populares feitos por esse tipo de canal são as telenovelas, programas com um enredo cheio de tramas exibido no horário nobre e com audiências impressionantes, seguidos de programas de entretenimento mais gerais e os noticiários.

Outra opção de programação são os canais fechados, ou as famosas TVs a cabo. São empresas com um pacote de canais geralmente internacionais, com transmissão por satélite para qualquer ponto e uma programação mais completa e variada. O acesso a esses canais é pago e limitado as pessoas com condições de fazê-lo.

Mas não só na popularidade avançou os sistemas televisivos como também na tecnologia dos aparelhos disponíveis. De caixas grandes e espaçosas a finas telas penduradas na parede como quadros. Esses novos aparelhos, parecidos em muitos aspectos a monitores de computadores passaram a ter imagem em alta resolução com telas em LCD e LED, sistemas para dispositivos externos como pendrives, acesso a internet, capacidade de dividir a tele entre vários canais, etc.

O sinal também esta evoluindo de analógico para digital em muitas emissoras, o que torna a imagem recebida mais bonita e os consumidores mais satisfeitos. E a cada dia que passa um novo aparelho, um novo programa, um novo sistema e lançado com o objetivo de entre outras manterem as pessoas mais tempo na frente da telinha.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)