Conceito de Teleconferência

TeleconferenciaA teleconferência é uma comunicação entre várias pessoas que estão à distância através de diversos dispositivos tecnológicos. É chamada de teleconferência ou videoconferência àquela conversação que acontece por meio de telefones com vídeo, webcams e outros dispositivos remotos.

Existem diferentes maneiras de se realizar uma teleconferência, mas em todos os casos há um propósito de evitar uma distância na comunicação, economizando tempo e dinheiro, e oferecendo a mesma comodidade e benefícios que uma comunicação cara a cara.

Também chamamos de teleconferência, quando independentemente da inclusão de imagens de vídeo, há mais de dois participantes conectados em uma mesma conversa.

O caso mais comum e atual é a conversação que é mantida por meio de um complexo sistema de câmeras e monitores de vídeo localizados em dois ou mais pontos de transmissão e recepção da mensagem. É desta forma que as pessoas têm acesso a uma comunicação filmada.

Mais tarde, surgiram os dispositivos de telefone com capacidade de filmagem e recepção de imagens. Embora não tão populares devido ao seu custo, foram muito úteis para o desenvolvimento de conversas entre parentes que viviam a distância ou em relação a trabalho ou negócios.

Estes aparelhos telefônicos fixos com câmera recentemente foram substituídos por celulares que incluíam câmera fotográfica e vídeos acoplados.

Atualmente, o caso mais comum é o da teleconferência realizada através da Internet. Neste caso, é necessário apenas um webcam e um microfone. Diversos softwares mais econômicos (ou até mesmo gratuitos como o Skype) permitem conversas telefônicas com imagem de qualquer lugar no mundo em qualquer momento. Ao mesmo tempo, muitos computadores, especificamente os laptops, possuem uma câmera embutida, pela qual iniciar uma teleconferência é uma prática cada vez mais simples e eficiente.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Teleconferência