Conceito de Tela

TelaA palavra tela é muito utilizada em nosso idioma e se refere a diversas questões. Mas sem dúvidas, o uso mais utilizado é para referir-se a parte de uma televisão, de um monitor, de um computador, de um celular ou de outros dispositivos eletrônicos que nos permite visualizar imagens, textos, entre outros.

Neste sentido, podemos encontrar diversos tipos de tela, tais como: tela plana (caracterizada por ser justamente de formato plano; é comum em televisores e computadores), tela LED (também são habituais em computadores e televisões, e destaca-se por estar composta por leds), tela de cristal líquido (é um tipo que se caracteriza por ser fina, plana e estar composta por uma quantidade de pixels a cores e monocromática, dispostas frente a uma fonte de luz) e tela tátil (que permite manipular o aparelho através do contato tátil diretamente sobre sua superfície; a maioria dos celulares inteligentes, os Ipods e tablets a utilizam), entre outras.
Por sua vez, uma tela é também aquela lâmina que se estabelece diante ou em torno de um feixe de luz artificial com a missão de atenuá-la.
Também chamamos de tela à superfície sobre a qual se projetam imagens, filmes, entre outros conteúdos.

Por outro lado, quando é necessário proteger-se da ação de algo, como é o caso dos ruídos, do calor ou das radiações, são empregadas lâminas também chamadas de telas.

No uso coloquial dos meios de comunicação, costuma-se dizer que a palavra tela se refere a tudo o que está relacionado ao mundo da televisão e do cinema. "Grandes atrações são aguardadas nas telas do cinema".

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Tela