Conceito de Técnicas de Estudo

As técnicas de estudo são ferramentas utilizadas pelos alunos para facilitar a aprendizagem na hora de compreender um texto.

Através destas técnicas de estudo é possível sintetizar a informação de um tema qualquer com o objetivo de melhorar de modo eficiente o seu nível intelectual, potencializar a memorização dos dados e desenvolver seu raciocínio lógico.

Existem diferentes técnicas de estudo na qual o aluno pode utilizar conforme suas expectativas e de maneira eficiente (sabendo que cada aluno é único e exclusivo). Estas técnicas são formas para executar um propósito, ferramentas pedagógicas que facilitam a aprendizagem positiva.

O sublinhado

A técnica de sublinhado consiste em ressaltar com uma cor chamativa as principais ideias de um texto e que possuem um significado especial. O sublinhado significa diferenciar as principais ideias de um texto como também as secundárias. Esta técnica de estudo deve ser aplicada após a realização prévia de uma leitura pausada e que serve de base para estabelecer uma primeira ideia do tema.

Em uma segunda releitura é importante sublinhar o texto. O sublinhado é realmente eficaz quando são selecionadas as partes mais valiosas, desta forma, é possível repassar um texto lendo unicamente as partes que foram remarcadas.

O esquema

Outra técnica de estudo que se apoia na informação selecionada a partir do sublinhado é o esquema. Um esquema recolhe de forma abreviada e com uma estrutura esquemática os principais conceitos de um texto.

Todo esquema não deve ter ultrapassar uma folha e uma das chaves desta técnica de estudo é a síntese que oferece ao mostrar de modo conceitual o conteúdo da matéria estudada através dos principais termos do tema exposto.

A realização de anotações

Outra técnica de estudo muito eficaz no período universitário são as anotações e a realização de notas no caderno. Neste sentido, é muito importante que os alunos estudem a matéria a partir de suas próprias anotações e não de outros colegas de classe.

É muito mais proveitoso estudar a partir das suas próprias anotações, isso mostra bom aproveitamento perante o tempo disponível de aula.

Foto: skynesher I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Técnicas de Estudo