Conceito de Técnica

TécnicaPara começar a definir técnica, primeiro temos que recorrer à origem do termo; a palavra técnica tem origem no termo grego “téchne”, que significa arte. A técnica pode ser aplicada e, de fato o é, em todos os âmbitos humanos, como exemplo, a técnica é aplicada nas artes, nas ciências, na educação, etc.

A técnica como conceito é um conjunto de saberes de ordem prática ou de procedimentos para conseguir-se o resultado que se deseja. A técnica, porém, não é exclusivamente de uso humano apesar de que o homem desenvolve técnicas mais complexas que os outros animais, sendo que estes somente aplicam a técnica por necessidade de sobrevivência. Porém, os seres humanos não usam a técnica somente de forma consciente ou não reflete sobre o tipo de técnica que emprega, pode-se dizer inclusive que muitas técnicas humanas não são tão naturais e se aplicam de forma espontânea.

Destreza manual ou destreza intelectual são requeridas para o uso da técnica e é normal o uso de ferramentas para obter-se dita destreza. A forma de transmissão de técnicas normalmente é feita de pessoa a pessoa e cada um adapta suas técnicas às suas necessidades ou a seus gostos podendo perfeitamente melhorá-las.

O emprego da técnica surgiu devido à necessidade dos seres humanos de fazer modificações no meio em que habitam. Nasce como uma ideia e depois é concretizada dentro do que imagina seu criador para desenvolver um trabalho específico. Com a ajuda da técnica surgiu a tecnologia como forma científica e reflexiva.

Outro conceito de técnica faz referência à que a técnica é o raciocínio proveniente da indução e da analogia em que um mesmo tipo de conduta ou proceder produz um efeito igual, quando este satisfaz as condições do que se propõe. A técnica ordena a ou também pode determinar sobre que formas se devem atuar e que ferramentas se deve usar para poder conseguir um determinado fim.

A técnica surge de um teste ou até mesmo de um erro proveniente da imaginação ou de uma ideia que se quer por em prática; cada pessoa possuidora de uma técnica, normalmente deixa sua marca pessoal; os seres humanos possuem técnicas mais complexas que o resto dos animais, ainda que estes sejam também possuidores de técnicas mais rudimentares.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Técnica