Conceito de Tecido

TecidoO termo tecido é utilizado para referir-se às peças de material que são confeccionadas a partir do cruzamento de fios ou lãs e que cumprem uma função de abrigo ou proteção do corpo humano. Os tecidos são elementos úteis ao ser humano desde os tempos pré-históricos e sua evolução com o tempo permitiu desenvolver diferentes tipos de tecidos e materiais que hoje compõem a enorme gama de prendas que vestimos dia a dia.

Considera-se que a primeiras formas de tecido surgiram na pré-história junto com o descobrimento da agricultura e da possibilidade que desenvolveu o homem de tornar-se sedentário. Assim, o ser humano daqueles tempos não necessitou utilizar as peles de animais selvagens para cobrir e abrigar-se, mas que começou a contar com seus próprios materiais para confeccionar suas próprias roupas. Desde então até a atualidade, o tecido evoluiu magnificamente contando com o grande impulso que deu à atividade, o fenômeno conhecido como Revolução Industrial. A partir dela (ocorrida a fins do século XVIII), a atividade têxtil ganhou maior rapidez, eficiência e modernidade.

O tecido pode ser elaborado com diferentes fibras, lãs e fios, resultando em cada um desses elementos um tipo diferente de prenda. Enquanto os fios costumam ser utilizados para prendas mais frescas e leves, as lãs costumam confeccionar tecidos mais grossos e pesados, ideais para baixas temperaturas. Também existe o linho, a seda, o algodão, o cânhamo e outros produtos vegetais. Todos os tecidos são de uma maneira ou outra uma confecção realizada a partir do tecido do próprio material, embora às vezes você não pare para pensar sobre isso. Atualmente, também são utilizados materiais sintéticos como o nylon e a Lycra.

Os tecidos são sem dúvida de grande importância para a vida do ser humano, pois são eles que permitem proteger-se do clima, cobrir o corpo e levar adiante um estilo de vida tranquilo. A variedade de produtos existentes permite, além disso, que o ser humano possa escolher as roupas mais adequadas de acordo com o momento do ano e do clima, à situação específica de viver, ao seu estilo, etc.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Tecido