Conceito de Tato

TatoO tato é um dos cinco sentidos sensoriais com os quais contamos os seres humanos e aquele que nos permite detectar, perceber, distinguir as qualidades que exibem os objetos e o meio ambiente, tais como: a temperatura, a pressão, a aspereza, a suavidade, a rugosidade, entre outros.

O sentido do tato encontra-se predominantemente em nossa pele que é onde estão a maioria dos receptores nervosos que transformam os estímulos que nos chegam do mundo exterior e que uma vez que são convertidos em informação, o cérebro está pronto para interpretá-los como frio, calor, umidade, seco, molhado e as características que costumam apresentar algumas superfícies e que antes mencionamos como: a aspereza, suavidade, dureza.

Os principais receptores nervosos do tato que tem como tarefa a função que descrevemos mais acima são os chamados corpúsculos do tato ou de Meissner e os corpúsculos ou discos de Merkel, que não são outra coisa do que pequenas células nervosas especializadas nesta tarefa e situadas nas diferentes camadas de nossa pele.

Os corpúsculos de Meissner exibem um tamanho muito pequeno, entre 50 e 100 mícrons e estão localizados em zonas estratégicas como os lábios, a polpa dos dedos, os mamilos, a palma da mão e aquelas outras zonas onde não há pelos. Estas são as únicas que nos permitem reconhecer a zona tocada e identificar as diversas texturas dos objetos que tocamos.

E do lado dos corpúsculos de Merkel, que lidam com a recepção sob pressão, estão concentrados principalmente nas palmas das mãos e solas dos pés.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Tato