Conceito » Tática

Conceito de Tática




TaticaTática é conhecido como o conjunto de métodos utilizados para conseguir a realização de um objetivo. Quase sempre o conceito de tática costuma-se confundir com o de estratégia e é porque há uma linha muito sutil de separação entre ambas. Para poder utilizá-los corretamente e diferentemente como costuma acontecer é útil saber que a principal diferença é que a tática envolve uma ação mais específica, por exemplo, a instâncias de um enfretamento militar, reduzir a zero as forças militares rivais será a estratégia e a tática é a ação realizada em um lugar determinado, um ataque surpresa às instalações militares, entre outros.

No entanto e a propósito disso, será no ambiente militar em que se emprega mais este conceito, já que originalmente ali a tática será a ação ou método que se emprega na hora de ter que enfrentar um inimigo no quadro de uma batalha ou confronto bélico e que este plano escolhido seja o que possa chegar a melhores resultados.

Porém, na atualidade, a tática tem deixado de ser um conceito eminentemente vinculado ao contexto militar e muitos outros campos de ação adotaram como próprio, adicionando novas arestas, mas mantendo sempre a mesma essência.

A economia, o comércio, os jogos de qualquer natureza, o esporte, a navegação e a negociação são algumas das áreas que utilizam as táticas ativamente.

Por exemplo, em matéria econômica, de negócios e até do comércio, a tática será uma das principais ferramentas a disposição de gerentes, proprietários, etc., para poder realizar um bom negócio, quer dizer, o emprego da tática, consciente, mediada e previamente pensada para, por exemplo, dar uma nova cara a um produto ou serviço que já tem muito tempo e que necessita uma renovação para recuperar clientes ou aqueles métodos estudados para conseguir o sucesso imediato no marco de lançamento de um produto ou serviço, hoje em dia, faz da tática um elemento essencial para o mundo das finanças, economia e comercial.

Assim mesmo, no esporte, a tática resulta ser um aspecto fundamental quando você quer impor-se ao adversário em algum jogo ou partida.

Também, nas relações interpessoais e a pedidos, por exemplo, da resolução de conflitos, a tática será determinante, porque em uma discussão, ouvir o adversário sempre resultará ser uma das melhores táticas a implementar.

>> Próximo - Que Conceito >>