Conceito de Tartaruga

TartarugaA tartaruga pertence à classe dos répteis e é um vertebrado com reprodução ovípara cuja temperatura é regulada pelo efeito do ambiente em seu organismo. É um animal eminentemente herbívoro, pacífico e algumas de suas espécies se encontram em perigo de extinção.

Tartarugas terrestres e marinhas e sua capacidade de vida

As tartarugas são classificadas em função do seu habitat natural, existem as terrestres e as marinhas. A terrestre é um animal pacífico de grande aceitação como bicho de estimação. Seu traço físico mais característico é o seu casco super-resistente que lhe serve de couraça e está ligada a sua parte inferior. Outra característica genuína é sua falta de dentes e longevidade (podendo viver até os 80 anos).

Espécies gigantes

A tartaruga terrestre gigante é a mais chamativa, pois seu tamanho é superior ao da tartaruga comum. Algumas espécies alcançaram notoriedade como é o caso do “Solitário George”, da ilha de Galápagos (que faleceu em 2012 sendo a última tartaruga de sua espécie, o Chelonodis abingdonii) ou “Pepe, o missionário”, que morreu em 2014 embora sua espécie não esteja em perigo de extinção.

A tartaruga aquática alcança um metro e meio de comprimento na idade adulta. A maioria das espécies vive em águas pouco profundas e se destacam por sua elevada velocidade (superior aos 30 km/h). Ao contrário da tartaruga terrestre, esta que vive no meio aquático não pode esconder sua cabeça na carapaça. Mesmo que seu habitat seja o mar, ela necessita sair para a superfície para respirar a cada dez minutos aproximadamente, pois sua respiração é pulmonar.

A tartaruga e a cultura

Como outros animais, a tartaruga está presente em diversas manifestações culturais. Entre uma das fábulas mais conhecidas, podemos destacar “A lebre e a Tartaruga” como uma lição de perseverança e persistência.

Sua enorme carapaça estranha e curiosa faz com as crianças achem simpatia neste animal, sendo assim, nos últimos anos, foram criados famosos personagens de ficção como as Tartarugas Ninjas.

Na área gastronômica, em algumas culturas, é muito comum encontrarmos como receita a sopa de tartaruga, um manjar de origem asiático que se tornou prato internacional.

Por último, vale lembrar que este animal é muito presente em alguns relatos mitológicos da Antiguidade, na qual se destaca a lenda da morte do dramaturgo Ésquilo: um oráculo previu que morreria esmagado pela queda de uma casa e a profecia se cumpriu, pois morreu atingido por uma carapaça de tartaruga que caiu do céu.

Foto: iStock, no_limit_pictures

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Tartaruga