Conceito de Tártaro

TartaroA instância da odontologia, o tártaro, é um dos principais problemas que atacam os dentes, então, é a partir de determinados cuidados, tratamentos e práticas que podemos combatê-lo; pois o tártaro além de ser um concreto problema de estética, é um complexo problema de saúde bocal, que de não tratar-se a tempo pode provocar diversas doenças, tais como: inflamação e sangramento nas gengivas, mau hálito e nos casos mais extremos até a perda de um dente.

Também denominado como cálculo dental, o tártaro, é uma substância que gruda no esmalte dos dentes e que é resultado direto da mistura dos restos de alimentos que ingerimos; resíduos celulares, sais minerais e de milhões de agentes bacterianos que progressivamente e diante da deficiente limpeza dental, costuma fixar-se nos dentes.

Dependendo da localização apresentada, podemos falar do cálculo supragengival (que se distingue por sua cor amarela e porque se encontra em cima da linha da gengiva) e o cálculo infragengival ou subgengival (que é de cor marrom e se encontra em baixo da linha da gengiva).

Na maioria das vezes, o tártaro se acumula nas faces internas dos dentes quando a placa dental não é removida da superfície exterior, então, ele endurece e se transforma em tártaro. Uma vez que o mesmo se encontra fixado nos dentes, somente poderá ser removido através de uma prática conhecida como tartectomia e que é realizada unicamente por um dentista profissional.
Vale ressaltar, que o tártaro é absolutamente preventivo se observadas as seguintes recomendações: escovação dental adequada, uso do enxague bocal, ao menos duas vezes por dia, e do fio dental para remover os restos de comida que ficam entre os dentes.

Em relação ao uso da escova dental, é importante que ela seja pequena, de cerdas macias e arredondadas para penetrar em todos os cantos da arcada dentária; a escova deve ser trocada a cada dois ou três meses e acompanhado com uma pasta de dente que contenha flúor.

Também chamamos de tártaro, a substância que se fixa nas paredes nos dentes e que é resultado da adesão consistente e gradual de carbonato de cálcio e de magnésio. Ela gera uma crosta que é extremamente difícil de remover. Existem alguns produtos especialmente produzidos para ajudar na tarefa de remoção.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Tártaro. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/tartaro >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Tártaro