Conceito de Tarântula

Tarantula

Aracnídeo venenoso de grande porte

A tarântula é uma espécie de aracnídeo, venenoso, de tamanho maior que as aranhas normais, sendo que algumas atingem 30 cm de comprimento. Entre suas principais características físicas podemos destacar: o tórax peludo, abdome redondo e colorido, dorso preto, ventre vermelho, além de patas sólidas e de grande importância.

Originários da cidade italiana de Tarento

A denominação que recebe este aracnídeo não é casual, pois responde a sua origem. A palavra vem do latim e ao mesmo tempo deriva de outra: Tarentum ou Tarento. Refere-se à cidade italiana proveniente das tarântulas (por isso é chamada desse modo). O clima predominante deste local proporciona um habitat ideal para estas aranhas.

Habitat e tempo de vida

As cavernas e as rochas são os lugares que as tarântulas escolhem para proteger e desenvolver-se. Sua vida não é muito longa, costumam viver uns 4 anos no caso das fêmeas, enquanto os machos vivem menos tempo, apenas uns 2 anos.

Sua picada não é mortal para as pessoas

Embora não seja fatal, a picada de uma tarântula complica a saúde da pessoa atacada e provoca inchaço na área afetada, no entanto, é impossível que alguém morra por causa dessa picada. Na antiguidade existiam muitos temores e crenças referentes à tarântula, acreditava-se que ela podia matar através do seu veneno. Hoje sabemos que isso não é possível.

Inclusive, chegou-se a acreditar que uma pessoa que era picada por esse aracnídeo podia sofrer quadros de agitação com convulsões, mas nada disso era verdade. Somente trata-se de mitos populares.

O veneno, principal arma contra suas presas

Contudo o veneno das tarântulas é mortal para suas presas, especialmente para os insetos e roedores que são seu principal alimento. Este veneno é o qual lhes permite caçar e alimentar-se.

Imagem: iStock, Patrick Gijsbers

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Tarântula. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/tarantula >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Tarântula