Conceito de Tanatologia

TanatologiaA morte é um fenômeno natural, entretanto causa sofrimento, dada a finitude da existência humana. Ela contrasta com o desejo de eternidade que existe no coração humano. A vida e a morte são duas caras em uma mesma moeda, duas realidades separadas por um simples fio. A morte faz parte da vida de um ser humano como mostra a angústia de uma pessoa durante uma crise existencial; sobre as dúvidas que surgem em torno do que pode existir após a morte (se existe vida após a morte ou não); do sofrimento de perder um ente querido; como também é um fato imprevisível que ocorre num momento inesperado.

A ciência traz conhecimento. A ciência que estuda a morte como fenômeno é a tanatologia que aborda varias áreas. Concretamente, a tanatologia foca na qualidade de vida do doente terminal e promove os direitos de uma morte digna. A tanatologia aborda várias vertentes, por exemplo, apesar de a doença ser um processo físico, a realidade é que também existe um lado emocional por detrás de um diagnóstico médico doloroso. A morte abrange uma série de sentimentos emotivos. Sem dúvida, também deve haver uma atenção especial à dor física com o objetivo de minimizar o mal-estar do paciente a fim de trazer mais qualidade de vida a ele.

Além disso, as relações pessoais também são muito importantes na fase terminal da vida. Por exemplo, uma pessoa que sofre de alguma doença terminal pode despedir-se de todos aqueles que amam e são importantes para si. Deste modo, a tanatologia mostra a vertente relacional do doente.

Em termos espirituais, também é possível oferecer assessoria ao doente em forma de apoio e consolo. Por outro lado, a tanatologia também se refere às últimas vontades da pessoa do ponto de vista legal.

Além disso, a morte de uma pessoa também afeta seus entes queridos que entram em processo de luto para assimilar a perda e sanar as feridas. Um processo longo e doloroso quando se trata de um vínculo muito próximo. A aceitação da morte é um grande passo para a liberdade pessoal, no entanto, este passo é muito difícil.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Tanatologia