Conceito de Talento

Conhece-se como talento ao conjunto de faculdades, tanto artísticas como intelectuais, que dispõe uma pessoa. O talento, em algum sentido, também é considerado mais que nada como um potencial realmente grande que num momento determinado poderá desenvolver uma pessoa, porque dispõe de uma série de características e aptidões, as quais pode desenvolver ou não em algum momento, mas a verdade é que as dispõe de qualquer jeito e em qualquer situação podendo fazer uso delas.

O talento é um produto da inteligência emocional e então é a aptidão que lhe permite a alguém não somente se sobressair ao resto senão também conseguir com sucesso assegurado determinada questão, porque conta com as ferramentas necessárias para se destacar nela.

O talento pode ser herdado ou ser adquirido através da aprendizagem, isto é, o discípulo de um pintor de tanto ver seu mestre que conta com um talento extremo na hora da pintura, termina absorvendo tudo isso e ele mesmo desenvolve o mesmo talento para pintar. E o outro caso é o de alguém que por uma razão genética recebe a aptidão de pintar, sua mãe é uma excelente pintora e recebeu geneticamente a informação que o faz um talento à hora de pintar, desenhar.

A principal diferença entre estes dois tipos de talento, o adquirido e o herdado, é que no caso do segundo, se alguma vez se deixa de praticar ou de exercer por muito tempo, no dia que se decide retomar ou voltar a exercer se fará com a mesma destreza de antes, entretanto, no caso do aprendido, requer ser praticado com recorrência para não se perder.

Também, a pessoa que é muito inteligente ou se destaca em determinada ciência ou atividade costuma-se chamá-la talento. Por exemplo, Astor Piazzolla foi um talento do bandolim.

E o outro dos usos do termo talento, mais que nada na antiguidade, é o que menciona que talento era uma moeda imaginária que utilizavam principalmente os gregos e os romanos para que levassem a cabo seus intercâmbios comerciais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Talento