Conceito » Sustentabilidade

Conceito de Sustentabilidade




O conceito de sustentabilidade refere-se ao equilíbrio entre uma espécie com os recursos do ambiente ao qual ela pertence.

Basicamente, a sustentabilidade, o que se propõe é atender as necessidades da geração presente, mas sem prejudicar ou sacrificar as capacidades a futuro das gerações que vem, de satisfazer suas próprias necessidades, ou seja, algo como encontrar o equilíbrio certo entre essas duas questões.

Um caso típico e amplamente falado sobre o equilíbrio entre espécies e da utilização dos recursos que a sustentabilidade propõe, está em torno da madeira e do corte de árvores nas florestas.

Como você sabe, se uma floresta e cortada de forma indiscriminada, há um risco de ela desapareça, mas se tal uso ou exploração da matéria-prima é feita cuidadosamente, e abaixo de um certo limite, em que nunca se comprometa a rescisão do presente recurso, então você pode equilibrar o problema. Quer dizer com isto que ainda haverá florestas, e também se poderá continuar a utilizar a madeira para construir móveis bonitos então que vão alegrar e adornar o nosso meio ambiente, enquanto novas árvores ficam de pé para limpar o ar que tanto precisamos para viver.

Mas, além do caso da madeira que discutimos acima, outros recursos, como água, solo fértil e pesca pode ser sustentável ou deixará de ser se não ficar satisfeito o equilíbrio certo de que falamos anteriormente, pois quando este limite é excedido será muito difícil de conseguir um ponto de viragem que permita que o meio ambiente volte às condições iniciais.

Sustentabilidade pode ser estudada, e até mesmo tratada através de vários níveis de tempo e espaço e também em muitos contextos de desenvolvimento econômico, social e ambiental. Você pode se concentrar no problema a partir de uma visão global do mundo, ou decompô-lo em várias partes, como sector econômico, municípios, bairros, países, habitações unifamiliares.

Levando em conta esta situação, a sustentabilidade deve ser um dos conceitos-chave a ser considerado pelas comunidades que habitam o planeta, já que apenas atividades sustentáveis são aqueles que podem ser realizadas de forma contínua ou repetida no futuro previsível.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)