Conceito de Suspiro

suspiro

Uma ação tipicamente humana que expressa emoções de todos os tipos

O suspiro é uma das ações corporais mais comuns realizadas pelos seres humanos que consiste em uma inalação profunda do ar, seguida por sua expiração e acompanhada algumas vezes por um gemido. Normalmente o objetivo de um suspiro é expressar certas emoções e sentimentos tais como alívio, angústia, melancolia, cansaço, amargura ou desejo.

Desta forma, o suspiro pode ser a consequência de uma emoção positiva ou de outra totalmente oposta, por exemplo, no caso de receber um beijo apaixonado por parte da pessoa amada ou ainda pelo simples fato de sentar-se após uma dura jornada de trabalho.

Devemos destacar que esta ação associada à expressão de emoções é muito utilizada pela literatura para transmitir mensagens com alguma carga emotiva. Na poesia, por exemplo, o suspiro é um conceito muito mencionado quando se fala de amor, desamor ou qualquer outro sentimento.

Sem dúvida, os suspiros mais encantadores são produto do amor ou de alguma emoção relacionada ao afeto.

Um suspiro culinário

A palavra suspiro também se refere à receita culinária feita com farinha, ovos e açúcar. No Peru, o suspiro limenho é uma das sobremesas mais tradicionais da gastronomia peruana, originária no século XIX. É consumido principalmente na capital Lima. Além dos ingredientes já mencionados, deve ser acrescentado também leite, essência de baunilha, cobertura de merengue que leva claras de ovo e vinho do porto.

Usos coloquiais

Por outro lado, a palavra suspiro apresenta outros usos no dia a dia como algo que passa muito rápido, em um curto espaço de tempo e por isso considerado efêmero. “As férias foram um suspiro”, “O casamento de minha prima durou o mesmo que um suspiro”. Na Argentina, quando um indivíduo está muito magro, costuma-se dizer que ele está um suspiro.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Suspiro. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/suspiro >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Suspiro