Conceito de Supressão

Existem mecanismos de defesa que uma pessoa utiliza para proteger-se de uma realidade específica e enfrentar uma situação. E um possível mecanismo de defesa é a supressão. Sigmund Freud, criador da psicanálise, é um dos pensadores que mais deu atenção ao estudo da supressão. A supressão é uma estratégia utilizada pela mente, um mecanismo de defesa, por exemplo, para evitar certos pensamentos incômodos abordados em um dilema emocional.

Desta forma, a supressão também pode ser uma forma de evitar certo tipo de situação, levando em conta que todo pensamento provoca um sentimento e por sua vez todo sentimento reflete na ação. O conceito de repressão é muito parecido com o termo supressão, entretanto, existe um aspecto importante que diferencia o primeiro conceito psicológico do segundo. Quando uma pessoa reprime um pensamento ela age de forma inconsciente, ou seja, não se dá conta da verdade que ocorre. No entanto, quando uma pessoa suprime um pensamento ela está consciente do que faz.

Portanto, através da supressão, o indivíduo exerce certo controle sobre si mesmo. O poder da supressão pode ser especialmente eficaz em determinado contexto, por exemplo, para combater um pensamento negativo. Nesse caso, a pessoa pode treinar o hábito consciente de mudar o pensamento negativo para outro positivo e alternativo cuja mensagem seja mais esperançosa.

Da mesma maneira, no caso de sofrer algum temor, a pessoa pode praticar o exercício de fazer uma pausa no pensamento, ou seja, deixar a mente em branco para liberá-la das preocupações e recuperar a energia positiva. Todo ser humano luta contra seus próprios medos e inseguranças. No entanto, a supressão não é como uma poção mágica da felicidade humana porque existem especialistas que também apontam os riscos da realidade, uma vez que os pensamentos ignorados podem surgir com mais força. Da mesma forma ocorre com a repressão, tudo aquilo que se reprime pode aflorar com mais força, por exemplo, através dos sonhos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Supressão. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/supressao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Supressão