Conceito de Superpopulação

SuperpopulacaoQuando o número de habitantes em um território é considerado excessivo, existe o fenômeno da superpopulação.

Este conceito é claramente negativo, pois indica que o número de habitantes de um lugar é muito elevado e os meios disponíveis de atendimento são insuficientes. Desta maneira, a ideia de superpopulação não é simplesmente numérica, mas depende de que os recursos disponíveis sejam suficientes ou não.

Embora este conceito seja utilizado pelos humanos, a população de animais também pode ser afetada por este fenômeno. Neste caso, o número desproporcional de uma raça estabelece certo perigo quando o equilíbrio do ecossistema é ameaçado.

Causas da superpopulação

Nos países menos desenvolvidos, a natalidade é elevada por dois motivos principais: pela ausência de políticas de natalidade e pela crença de que um número elevado de filhos possa ajudar a economia familiar.

Os índices de mortalidade estão baixando na maioria dos países e isso se deve à melhoria dos sistemas sanitários. Por outro lado, a expectativa média de vida do planeta vem aumentando significativamente.

O movimento migratório para as grandes cidades faz com que algumas delas tenham um crescimento descontrolado.

Os efeitos da superpopulação

As consequências são muito diversas e na maioria são problemáticas. Uma delas é o problema do desemprego que se agrava por causa da tecnologia nos processos de produção e a consequente menor necessidade de mão de obra.

A exclusão social de alguns setores da população é outra consequência do aumento desproporcional da população.

O cenário do meio ambiente e os desafios

A superpopulação apresenta um impacto meio ambiental inquestionável. A maioria dos recursos da natureza é limitada e não podem atender ao constante aumento da população. Em alguns lugares do planeta, o desmatamento das florestas está associado às necessidades alimentares da população que vai crescendo gradativamente.

A superlotação de algumas cidades é evidente e traz efeitos negativos como a falta de espaço, sensação de angústia e estresse, problemas de convivência, etc.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Superpopulação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/superpopulacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Superpopulação