Conceito de Superior

O adjetivo superior indica que algo possui uma característica que, de certa forma, é melhor em relação a algo ou alguém. A ideia de superioridade implica um valor que pode ser quantitativo e mensurável, do contrário, uma questão qualitativa e, portanto, mais subjetiva e opinável.

A objetividade ou subjetividade em relação à superioridade depende do contexto da linguagem

Vamos exemplificar melhor. Quando dizemos “o atleta russo é superior ao alemão” pode significar questões diferentes:

1. Que de maneira objetiva o primeiro é melhor, por exemplo, por ter certas marcas pessoais de um nível mais elevado.

2. Que o primeiro tem melhores condições, independente dos registros que obtêm.

O conceito superior tem da mesma forma um sentido descritivo. Assim, quando algo se encontra em uma parte mais elevada, pode-se afirmar que está situado em um nível superior. Na hora de organizar uma série de dados, a classificação é uma questão simplesmente descritiva e não há uma conotação qualitativa ou quantitativa.

Entendendo o termo no campo profissional

O termo superior é empregado como sinônimo de chefe, ou seja, uma pessoa que tem um cargo hierárquico de categoria maior em relação aos outros indivíduos. Isso acontece em qualquer organização humana (de tipo trabalhista, religiosa, militar e outras), na qual é necessário estabelecer uma estrutura para delimitar responsabilidades e diferentes funções.

O complexo de superioridade e a ideia de comparação

A ideia de superior tem normalmente uma variável: seu componente comparativo. Se dissermos que nos encontramos em um nível superior, isso é assim porque há outro nível inferior. E o mesmo acontece em qualquer sentido quando utilizamos a palavra superior, pois seu significado faz referência a seu oposto: o inferior.

O termo superior tem um significado muito curioso e está relacionado com a psicologia humana: o complexo de superioridade. Há indivíduos que têm um sentimento de inferioridade e como forma de compensação se autoconvencem e se acham os superiores.

Um ser superior

A realidade nos obriga a questionar sobre a origem de tudo. Diante dessa pergunta, alguns consideram que apenas um ser superior pode ser o causador de tudo o que acontece ao nosso redor. Esta crença está baseada em um componente fundamentado pela fé religiosa e, ao mesmo tempo, em uma ideia racional, uma vez que tudo tem necessariamente uma causa. Inclusive os que defendem a existência do mundo como um fenômeno da natureza (o famoso Big Bang) entendem que não é incompatível com a existência de um ser superior.

Foto: iStock - BraunS

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Superior. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/superior >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Superior