Conceito de Superficial

SuperficialUsamos a palavra superficial para referir a diversas questões. Entretanto, uma das mais utilizadas é para indicar aquilo próprio ou associado a uma superfície. Ou seja, neste sentido usamos com frequência para indicar aquilo que encontramos justamente em um nível exterior e que por acaso é visível e não necessário aprofundar para descobrir ou observá-lo. O vestido apresenta um corte superficial, não passou para o tecido de baixo.

Por outro lado, quando algo ou alguém são mantidos ou encontrados em nível de uma superfície costuma-se expressar o termo de superficial. Não tenha medo! Nada de grave vai acontecer, pois se trata de uma ferida superficial.

E na linguagem popular é muito comum que empreguemos a palavra para indicar às pessoas que só se preocupam com a aparência das coisas ou pessoas, ou seja, não interessa o conteúdo, os sentimentos ou as emoções que podem despertar algo, mas sim que o que interessa é o prazer estético que algo pode trazer.

O indivíduo que se destaca por ser desta maneira é conhecido popularmente como frívolo. É simples reconhecer o frívolo porque está constantemente preocupado com o aspecto exterior das pessoas e de tudo que o rodeia, pois não se envolve com conteúdos profundos, a não ser com questões caracterizadas pela gravidade que apresentam.

Entretanto, quando dizemos que algo é superficial, queremos expressar que isso se caracteriza por não apresentar um fundamento sólido, a não ser o absolutamente oposto. Por exemplo, uma biografia sobre um famoso que não aprofunda especialmente os pontos auges de sua vida pessoal e profissional pode ser classificado como superficial para expressar precisamente essa falta de solidez na investigação.

No entanto, os sinônimos mais empregados em relação a esta palavra são os de exterior e frívolo. E os conceitos que diretamente se contrastam são por um lado interior e por outro fundamental. O primeiro, empregamos para indicar que algo está em um lugar interior e o segundo conceito significa o fundamento ou o mais importante em relação a algo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Superficial. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/superficial >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Superficial