Conceito de Superego

SuperegoO superego é um conceito utilizado dentro da teoria psicoanalítica de Freud. O autor afirma que o superego é a soma da informação interiorizada pelo sujeito a partir de crenças que podem ser dolorosas e que na maioria dos casos foram aprendidas por influência familiar em uma primeira fase da vida através de normas que estabeleciam o que é certo e o que é errado. Assim como através de acontecimentos proibidos de acordo com os valores familiares que influenciam diretamente a moral do sujeito ao longo de toda sua vida.

Influência do ambiente social

Entretanto, não é apenas a família que tem grande influência na formação da personalidade adulta, a sociedade também influencia de forma significativa o ambiente.

O ambiente cultural de uma pessoa e a influência dos costumes sociais também deixa uma marca na percepção do sujeito em relação a determinadas ações.

A estrutura da mente humana

Freud conclui que existe uma estrutura da mente classificada em três campos:

1. O ID é o campo que acrescenta informação a possíveis traumas e dados da consciência que são inconscientes. A partir deste ponto de vista, esta parte é a mais inacessível para o sujeito. Uma parte obscura da personalidade.

2. Outro campo da mente humana é o Ego (também conhecido como Eu). Este nível da realidade considera a informação sobre o eu objetivo, ou seja, mostra a parte consciente da mente. O ego é regido pelo princípio do prazer, mas neste campo da realidade, o ser humano pode refletir entre o dever e o prazer valorizando as consequências dos atos.

3. O terceiro plano é o Superego (também conhecido como Super eu) e se refere à consciência moral de julgamentos específicos. Este campo mostra os pensamentos morais baseados na educação recebida durante a infância e pelo ambiente social. Trata-se de uma estrutura que surge como resultado de um processo de interiorização da figura do pai (teoria do complexo de Édipo na psicoanalise).

Imagem: iStock, Casarsa

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Superego. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/superego >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Superego