Conceito » Superação

Conceito de Superação




SuperacaoA superação pode ser entendida como o vencimento de um obstáculo ou dificuldade, ou também como a melhora que ocorreu na atividade que cada pessoa desenvolve; isto em termos profissionais, mas em nível pessoal, a superação também é a melhora que uma pessoa pode experimentar em suas qualidades pessoais.

Como pode ser vislumbrada através das definições, a superação é uma parte da vida interior de um ser humano que tem a ver com aquelas situações ou problemas que ele se esquiva para poder estar bem, quando se trata de suas aspirações ou metas que foram propostas na vida.

Muitas vezes entendemos ou concebemos para as coisas materiais como a superação em que uma pessoa pode chegar, no entanto, os que acreditam nisto incorrem em um erro de interpretação, pois os bons períodos econômicos permitem que você troque de carro para um modelo um pouco melhor, de casa para uma maior; apenas devem ser para as boas estratégias ou planos que uma pessoa tenha traçado em seu negócio e que, em seguida, deram excelentes resultados que se traduzem em todas essas coisas materiais que foram comentadas. Vale destacar que o conceito de superação discorre em muitas ocasiões sobre os fenômenos que não são materiais, assim, um dos exemplos históricos que se referem ao tema tem a ver com a independência da Índia, a queda do Muro de Berlim na Alemanha ou com o fim da Apartheid na África do Sul, casos em que as grandes barreiras na história de uma nação foram vencidas devido à superação.

Assim mesmo, como dizíamos anteriormente, a superação também é vencer um obstáculo, neste caso, por exemplo, podemos localizar as pessoas que apesar de terem uma deficiência física não ficam dentro de casa sentados em uma cadeira de rodas, mas ao contrário, seguem sua vida apesar deste obstáculo que é a falta de mobilidade e superam estudando, graduando-se e lutando por um emprego. Neste aspecto, a superação consiste na capacidade de explorar todo potencial de uma pessoa que geralmente em certas ocasiões são limitadas por preconceitos e obstáculos psicossociais. Assim, o maior acesso das pessoas com capacidades diferentes às áreas acadêmicas e trabalhistas representa um dos maiores exemplos de superação descritos na atualidade. É reconhecido que a legislação vigente favorece esta possibilidade, o que não reduz os méritos à excelente tarefa dos indivíduos afetados e seu enorme crescimento no ambiente do trabalho, da educação e do desempenho físico, social, afetivo e cultural.

Tanto neste último caso utilizado como exemplo, como naqueles em que não há uma deficiência física, mas talvez emocional que necessita de uma superação, as melhores aliadas que possuem uma pessoa na hora de superá-las são: a força de vontade, a perseverança e a obstinação. Devem ser diferenciados estes verdadeiros motores da superação do fácil erro de utilizar substâncias estimulantes, pois o caminho final que estes produtos induzem não só levam em conseguir uma definitiva e reconhecida superação, mas que, pelo contrário, dão lugar a verdadeiras calamidades na vida de quem as recorre como atalho. Como já mencionamos, de forma independente das ideias e do nível cultural, só a perseverança, a vontade e a confiança são as melhores ferramentas para que a superação se converta em um caminho para melhorar a vida das pessoas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)