Conceito de Sumário

SumarioDe acordo com o contexto em que é empregado, existem diferentes referências para o termo sumário.
Em seu uso mais utilizado, sumário se refere a um resumo ou uma sinopse.

Na área dos meios de comunicação, especialmente das revistas, o sumário é uma seção que antecipa os artigos que contêm a edição e indica em que página poderá ser encontrada cada um deles, fazendo deste modo muito mais simples a busca dos leitores sobre seus temas de preferência. No sumário você encontrará exatamente a página em que aparece o artigo sobre nosso restaurante.

Por outro lado, na área do Direito, o sumário é o conjunto de ações que permitem a preparação do julgamento criminal. No sumário consta a perpetração de um crime e se menciona também as circunstâncias que podem influenciar em sua qualificação e na determinação da culpabilidade do crime para o qual alguém é acusado. Isto é, de alguma maneira podemos dizer que o sumário nesta área é a preparação do julgamento.

Por sua vez, um julgamento sumário é aquele em que se procede muito breve, omitindo certos trâmites e formalidades que são realizados nos julgamentos ordinários. Também conhecido como processo sumário, no julgamento sumário se reúnem todas as partes de um julgamento ordinário em um só ato, na qual ocorrerá a instrução, a análise das provas, a decisão do tribunal e a condenação. A sentença é proferida no menor tempo possível. Estes tipos de julgamentos são mais comuns em situações extraordinárias como: revoluções, guerra ou revoltas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sumário. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sumario >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sumário