Conceito de Sujeito Passivo

Do ponto de vista da economia, o sujeito passivo é um conceito que se refere à pessoa jurídica ou física obrigada pela lei a pagar determinados impostos, ou seja, um devedor.

Estes impostos podem ser diferentes em função de cada país. O sujeito passivo tem a responsabilidade de cumprir com as prestações tributárias correspondentes em benefício do sujeito ativo.

Baseando-se nesse ponto de vista econômico, é possível também considerar como sujeito passivo os aposentados que trabalharam por toda uma vida, mas que continuam ativos e recebem uma pensão mensal.

Um modo de ser

O termo sujeito passivo também faz parte do contexto da psicologia para definir a qualidade do caráter de uma pessoa, com pouca personalidade, que costuma passar por despercebida porque se deixa levar pelo que as outras pessoas fazem e dizem do que pelo seu próprio critério.

Por exemplo, uma atitude própria de um sujeito passivo é não tomar a iniciativa de propor planos sociais a um grupo de amigos e, consequentemente, adaptar-se sempre às propostas alheias como ir ao cinema para ver um filme, neste caso, o sujeito passivo evita dar sua opinião ao grupo sobre qual filme prefere assistir.

Uma manifestação da personalidade

Este conceito mostra a passividade de uma pessoa em certas atitudes até o ponto de aparentar certa indiferença e cansar todos aqueles que frequentemente tomam a iniciativa de fazer uma chamada telefônica para programar um passeio. Em certos momentos, as pessoas sentem falta que o amigo de caráter passivo se comporte de modo diferente e tome a iniciativa do contato.

Do ponto de vista da felicidade, uma pessoa também pode mostrar uma atitude passiva em relação a sua própria vida ao considerar-se como mais uma vítima das circunstâncias externas do que ser dona de sua própria vida. Essas pessoas que se comportam de maneira passiva esperam que o tempo corrija tudo por si só.

O sujeito passivo de uma ação

O conceito sujeito passivo pode ser usado também no contexto linguístico para referir-se ao sujeito de uma ação que a recebe de forma passiva. Segue um exemplo desta estrutura em termos gramaticais “Marta foi demitida do trabalho”, neste caso, Marta recebe de forma direta as consequências da ação de ser demitida.

Foto: iStock, BraunS

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sujeito Passivo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sujeito-passivo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sujeito Passivo