Conceito de Sujeito Cognoscente

Sujeito-CognoscenteDo ponto de vista metafísico, recebe o nome de sujeito cognoscente o agente de conhecimento intelectual.

O sujeito cognoscente é um termo chave na história da teoria do conhecimento, pois sem o sujeito agente não existe conhecimento por si só.

Todo objeto cognoscitivo é aprendido pelo intelecto humano. Desta forma, o objeto tem sua razão de ser do ponto de vista intelectual e em relação ao sujeito.

Um sujeito cognoscente é aquele que tem a capacidade intelectual de poder interpretar determinada realidade. A partir deste ponto de vista, o ser humano tem o dom da inteligência que permite um raciocínio e uma reflexão através da interpretação mental da realidade.

O conhecimento é um ato inerente

Há diversos tipos de ações, existem aquelas que são inerentes, ou seja, são ações que têm um objetivo por si só. Um tipo de ação inerente é o ato de conhecer, uma vez que o conhecimento não é um único meio de relação, mas um objetivo de validade positiva.

Ao longo da história da filosofia existiram diversas teorias de conhecimento que abriram o debate em torno do próprio processo de conhecimento. Havia pensadores que consideravam que o ser humano poderia ter acesso à realidade através do seu conhecimento. Este é o caso, por exemplo, do pensador realista Tomás de Aquino.

Sujeito cognoscente e a visão de Kant

Entretanto, existiram outros pensadores que afirmavam que o conhecimento mostra a relação existente entre o objeto e a consciência: Kant explica a diferença entre o objeto por si só e do objeto relacionado à consciência.

Pelo contrário, o pensamento construtivista conclui que o sujeito cognoscente cria sua própria realidade.

A atitude cognoscitiva

A atitude cognoscitiva realizada pelo sujeito mostra a importância do pensamento como ponto de partida para a geração de novas ideias, estas que não só determinam a objetividade do objeto, mas também pela subjetividade do próprio pensamento. Todo ser humano interpreta a realidade a partir do seu próprio ponto de vista, marcado por sua experiência anterior e por suas vivências pessoais.

O conhecimento influencia também a vontade e a tomada de decisões, uma vez que conhecer é a base do querer e que conta com uma deliberação prévia.

Foto: Yuri_Arcurs I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sujeito Cognoscente. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sujeito-cognoscente >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sujeito Cognoscente