Conceito » Sujeito

Conceito de Sujeito




SujeitoNo estudo da gramática podemos encontrar inúmeras definições que fazem referência ao termo sujeito, porém, todas elas com distintos modos de explicação nos direcionam sempre ao mesmo significado.

Na gramática o sujeito merece uma avaliação cuidadosa para seu bom entendimento e compreensão. Na língua portuguesa, o conceito de sujeito é apresentado sintaticamente como um termo que se faz imprescindível na frase variando na forma de comportar-se e que depende da intenção que esta apresenta. O sujeito apresenta características em concordância com o verbo das orações, podendo deixar de ser assim em exceções muito raras.

O sujeito é o elemento formal que têm relação com o verbo (concordância em pessoa e número) e sua presença é obrigatória, mesmo sendo que em algumas ocasiões seja elíptico, ou seja, se omita; o contexto, neste caso, supre e não se faz necessária sua repetição. Nas orações chamadas impessoais o sujeito não quer ou não se pode determinar. Sua colocação na oração é de ir anteposto ao verbo, ainda que pode perfeitamente ir posposto quando interesse destacar entre outros elementos.
A concordância com o verbo pode ver-se quebrada em algumas ocasiões nas quais o que fala pensa no conteúdo do sujeito ainda mais que na sua forma gramatical, e como exemplo disto temos a seguinte oração:

“Uma tropa de meninos veio a ver-nos”

Neste caso, sendo que o sujeito (uma tropa de meninos), o verbo concorda com o plural (meninos), que não é o núcleo, e deveria concordar com o singular (uma tropa), que é o núcleo do sintagma sujeito.

A forma mais característica do sujeito é um sintagma nominal, que pode estar constituído por um nome somente ou por um nome com vários adjacentes:

“Antônio chegará tarde.”
“O simpático filho de Pedro chegará tarde.”

Um substituto do sintagma nomina, ou seja, um pronome ou artigo em função pronominal.

Para que se possa entender melhor o termo, podemos ver a seguir os tipos de sujeitos e quais são as suas características, desse modo poderemos identificá-lo melhor e divagar sobre o assunto:

Sujeito Determinado (sujeito simples, sujeito composto, sujeito oculto) e sujeito indeterminado; dos quais se explanará pormenorizadamente em outra oportunidade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)