Conceito de Sugestão

Sugestao

A proposta ou insinuação de uma ideia

O conceito sugestão é muito utilizado em nosso idioma, além de ser usado por diversas pessoas em várias situações e contextos diferentes. A sugestão não deixa de ser uma proposta ou insinuação diante de uma ideia. Normalmente esta palavra é usada como sinônimo de conselho e recomendação.

Recomendação ou conselho

Por exemplo, imaginemos que vamos almoçar em um restaurante e consideramos que tanto o atendimento como o serviço prestado não foi suficiente, sendo assim, podemos deixar uma sugestão ao maitre para melhorar esse atendimento. Muitos restaurantes, lojas e outros locais de vendas e prestação de serviços utilizam um caderno ou folheto que servem para o cliente deixar uma sugestão, seja ela como crítica ou agradecimento do serviço.

Continuando com o exemplo do restaurante, é comum que estes estabelecimentos ofereçam sugestões de pratos aos seus clientes. “Hoje a sugestão da casa é panzzottis a la scarparo”.

Dentro dos cardápios ou menus do dia, geralmente há uma folha que se encontra precisamente dedicada às sugestões do chef. Assim mesmo, os garçons têm a missão de recomendar essas sugestões do dia aos seus clientes.

As sugestões podem destacar também outras questões, desde a recomendação de comprar algo pontual por considerar ser de altíssima qualidade perante as outras propostas: “Mi mãe me deu a sugestão de comprar no hipermercado por acreditar que lá tenham melhores produtos e preços”. Da mesma forma que existem também sugestões que correspondem ao plano pessoal: “Minha sugestão é que você deixe esse trabalho porque acho que ganha pouco e ter exploram”.

A sugestão: uma maneira de melhorar o serviço

Nas empresas que produzem bens e serviços é muito comum haver um livro ou folheto de sugestões. Em ambas alternativas, os clientes podem contar sobre a experiência que tiveram com o seu atendimento e ainda dar uma sugestão para enfatizar o serviço. A ideia é poder melhorar o atendimento e atender todas as críticas em destaque.

No entanto, tanto para os consumidores como para os usuários ou clientes em geral esse procedimento é muito importante, pois é uma maneira de fazer com que os mesmos se sentam ouvidos porque são eles os responsáveis de comprar os bens e serviços. É de extrema importância valorizar a opinião de um cliente.

Foto: iStock - vgajic

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Sugestão. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/sugestao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Sugestão