Conceito de Substituição

Substituicao

Substituição de algo por outro

O uso do conceito substituição em nossa língua é muito comum e usado para referir-se a substituição de algo por outro dentro de qualquer contexto ou situação. Então, podemos falar de substituição de pessoas, objetos, elementos, entre outras.

Substituição de elementos quebrados

Normalmente, a substituição de um objeto ou de qualquer outro elemento é resultado da ruptura ou mau funcionamento do mesmo. Em alguns casos, quando esse componente não serve mais e não pode ser consertado, deve ser substituído por outro novo. Por outro lado, há casos em que isso é permitido, pois não há uma ruptura total e é possível o conserto desse elemento através da substituição por outro para que, dessa forma, possa continuar sendo usado até o seu conserto.

Substituição de pessoas em atividades e trabalhos

Quando se trata de substituir pessoas, num contexto de trabalho, geralmente isso acontece devido a fato de um indivíduo ficar doente, sofrer um acidente, ser demitido, falecer, entre outros. Desta maneira, a tarefa ou atividade realizada por este empregado fica vaga, tornando-se necessária a substituição por outro funcionário para que a empresa não sofra com essa ocasião.

Embora costumemos dizer que não existem pessoas insubstituíveis, é pura realidade afirmar que muitas vezes é difícil encontrar um substituto para alguém, além do mais se esta pessoa substituída demonstrava muita experiência no cargo que deixou vago.

Substituição de professores, atores e esportitas quando não podem cumprir seus papéis

Em muitas áreas, tais como o teatro, o esporte e a educação, é muito comum que ocorra substituições estipuladas para ocupar de forma ativa o papel do titular que se afasta por estar doente, de licença, entre outras opções. No caso dos professores, é recorrente que as substituições sejam realizadas prontamente, pois esse tipo de atividade não pode parar jamais.

Em relação ao teatro, quando um ator ou atriz adoece ou se ausenta por algum motivo, outro artista deve subir ao palco sabendo perfeitamente o texto e sua função é substituir o ator ausente, consequentemente, o mesmo deve saber o texto dos outros personagens.

No esporte, quando um jogador se machuca ou está jogando mal, o treinador substitui esse atleta por outro que ocupe a mesma função.

A renovação parcial de um exército

Por outro lado, este conceito é utilizado na área militar para designar a etapa que consiste na renovação parcial de um exército, justamente por serem assim as leis.

Mudança, alteração, troca e suplência são alguns dos sinônimos mais comuns para este termo.

Foto: Jodi Jacobson I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Substituição