Conceito » Substantivo

Conceito de Substantivo




SubstantivoO substantivo ou nome é a parte fundamental de toda gramática. É a forma de nomear a todos os seres, já podem ser uma pessoa, um animal ou um objeto na oração.
O substantivo pode ter funções várias, entre elas a de ser o sujeito da oração, também pode ser o predicado, o atributo, entre outras. A seguinte frase está composta por dois substantivos: Pedro passeou pela rua.
O termo Pedro é um substantivo próprio e ao mesmo tempo desempenha a função de ser o sujeito da oração. O outro substantivo é rua. Neste caso específico, parque atua como parte do predicado da frase.
Para classificar o substantivo devemos recorrer a uma ampla gama de classificações e pode estar de acordo com diversos critérios. A maior divisão é aquela que classifica o substantivo em próprios ou comuns.

Os substantivos são palavras que expressam uma substância, um ser, aquelas palavras que se designam diretamente as coisas, as pessoas ou os animais; por exemplo: carro, casa, criança, professor, gato, crocodilo. De forma usual também se denomina substantivo como nomes.

Os substantivos podem ser classificados de acordo com diversos critérios. Um deles é atendendo a seu conteúdo.
Os nomes ou os substantivos podem servir tanto para mencionar coisas ou objetos que tem existem materialmente, assim como objeto cuja existência não é material, senão são conceitos que existem na mente humana.

Os substantivos podem ir acompanhados de determinante e de adjetivos que concordam no mesmo gênero e no mesmo número.
Gênero e número: Os substantivos podem levar morfemas gramaticais de gênero e número

Gênero: O gênero nos substantivos pode classificar-se como masculino ou feminino. Ainda que às vezes pode indicar o sexo nomeado, como as pessoas (Pedro, Marta) ou alguns animais (Boi, vaca); o gênero é uma questão gramatical que serve para estabelecer a concordância entre o substantivo e as palavras que o acompanham.

Número: O número refere-se a quantidade do que se nomeia; singular: o morfema de singular indica uma unidade; plural: indica mais de um e o morfema depende da terminação do substantivo.
Se o substantivo acaba em vogal, agrega-se “s” (café-cafés, casa-casas) e se o substantivo acaba em consoante, para forma o plural, agrega-se a terminação em “n” vogal ou ditongo o “s”. As terminações em ão, agrega-se “ões”, “ães”, ou “aos”; quando termina em s, r, e z, acrescenta-se “es”; quando termina em x são consideradas invariáveis; terminação em al, el, ol, ul, troca-se o “i” por “is”, com as seguintes exceções: Mal-males, mol-mols, cônsul-consules, gol-gols; quando termina em Il, se faz a troca trocando o I por “is” ou por “eis”.

>> Próximo - Que Conceito >>