Conceito » Substância

Conceito de Substância




SubstanciaDe acordo com o contexto que se utilize a palavra substância, ela pode referir-se a diferentes questões. A primeira questão que mencionaremos, afirma que a substância é o mesmo que dizer essência, ou seja, é aquilo que permanece de um ser além do estado em que se encontra e das mudanças que experimenta. Por exemplo, quando dizemos que alguém sofreu uma mudança substancial em sua forma de comportar-se é porque já não reconhecemos o que costumava fazer.

Na Filosofia, o termo se aplica a tudo aquilo que é em si mesmo e não em outro. Entretanto, a substância é uma parte fundamental dentro da obra do filósofo Aristóteles, onde a terceira parte de sua obra ocupa esse conceito e a denomina como metafísica ou substância primeira, porque Aristóteles chama de substância à forma privilegiada do ser, portanto, o que não é imprescindível será chamado de acidente. Depois de Aristóteles, o conceito continuou sendo abordado pela filosofia, por exemplo, Descartes afirmava que a substância é aquilo que é em si, que se concebe por si mesma e que não necessita de outra coisa para ser, e um pouco mais adiante, Spinoza, identificou-a com Deus.

Por outro lado, o termo é utilizado com muita frequência para referir aos elementos nutritivos dos alimentos.

Na área da Química, substância significa o sistema homogêneo que apresenta um só componente, como a água. No caso da substância não poder descompor-se em outras por processos físicos será chamada de substância pura e nos casos inversos de poder descompor-se será chamada de substância composta, no entanto, a combinação de substâncias puras é conhecida como misturas, sendo possível sua separação mediante procedimentos físicos e mecânicos.

Outro uso comum da palavra é para referir à parte mais importante de uma coisa ou assunto, ou seja, aquela em que todo o interesse reside. A substância ou essência da história é justamente o que você não leu ainda.

E na Anatomia, a substância branca é aquela formada pela união de fibras nervosas e a substância cinza significa as zonas do sistema nervoso central, de cor acinzentada, integrada por corpos neuronais e dendritos carentes de mielina.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)