Conceito de Subsidio

SubsidioSubsidio é a ajuda ou auxilio econômico extraordinário que é concedido por algum órgão oficial. Por exemplo, um subsídio por invalidez, um subsidio por desemprego, entre os mais recorrentes.

Enquanto isso, o subsidio em questão pode observar diferentes objetivos ou missões, ou seja, um subsidio pode ter como objetivo estimular o consumo e produção de determinado bem ou serviço, ou simplesmente tratar da ajuda econômica por um período de tempo até que consiga superar um momento crítico, um claro exemplo deste tipo de subsidio é o desemprego; um indivíduo que é despedido ou que fica por alguma outra razão sem emprego, receberá o subsidio por um determinado número de meses, no entanto, se antes deste período conseguir emprego deverá avisar e o subsidio cai por completo.

Existe um subsidio chamado licença-maternidade que é destinado às mulheres grávidas. Os Estados normalmente fazem uso deste tipo de prática com objetivo de alcançar determinada meta social, por exemplo, que todas as famílias possam cobrir suas necessidades básicas ou que possam ter acesso à cesta básica de alimentos; ou por outro lado, como indicamos anteriormente, também entregam com o objetivo de favorecer por diferentes razões, determinadas atividades produtivas ou regiões do país.

Também é resultado de uma frequente prática que o governo fornece subsidio a algumas empresas para evitar que elas aumentem seus preços e tal situação ocasione um gravíssimo problema no consumo e nas economias cotidianas por tratar-se de um bem ou serviço extremamente popular. Entre outros podemos citar o subsidio a alguns transportes públicos, às empresas que oferecem os serviços de luz, gás, entre outros.

Assim, podemos considerar que o subsidio é a diferença que existe entre o preço real de um serviço ou de um produto com o preço que paga o consumidor para obter ou ter acesso a tal serviço.

É possível termos dois tipos de subsidio, subsidio a demanda (aquele destinados a reduzir o valor que paga o usuário) e o subsidio a oferta (concedido aos prestadores ou produtores de serviços).

E dentro do subsidio de demanda, temos duas subcategorias: os subsídios diretos (aqueles em que o estado paga diretamente uma parte do serviço em questão) e os subsídios cruzados (em que o estado não cobra o mesmo valor a todos os consumidores, a não ser que alguns paguem mais que os outros).

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Subsidio. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/subsidio >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Subsidio