Conceito de Suborno

SubornoUm suborno é o dom com que se suborna alguém e também se refere à ação e ao resultado de subornar. É a corrupção que realizada sobre um indivíduo, seja através da entrega de uma quantia de dinheiro, de um presente ou da realização de um favor para depois obter dessa pessoa, algo que se necessita ou aprecia.

O suborno também é chamado de corrupção e na linguagem popular de propina. O mesmo se torna um delito quando um funcionário público exige ou aceita uma propina para concretizar ou omitir uma ação. Por exemplo, quando se recebe dinheiro para aprovar uma licitação de uma empresa ou de outra forma descarta qualquer processo judicial.

A corrupção ou suborno pode adotar diversas formas, entre elas, corrupção simples (um funcionário aceita receber uma quantia de dinheiro para autorizar ou cumprir com um ato), corrupção qualificada (quando a missão da entrega de uma propina a um funcionário tem o objetivo de impedir alguma ação) e a corrupção passiva (aquela pessoa que oferece, ou de outra forma, aceita a propina, cometendo um delito de corrupção passiva).

Assim, dois exemplos típicos de corrupção são: o empresário que paga um suborno a um funcionário público de plantão para ajudá-lo a ganhar uma licitação de seu interesse a sua empresa; e o proprietário de uma empresa que paga a um fiscal para que sua investigação contra a empresa não interrompa seus resultados positivos.

Embora o suborno ou a corrupção estejam enraizados não só no contexto do Estado, também no setor privado são muito comuns os subornos, o vendedor que paga uma quantia de dinheiro ao encarregado de compras para que este compre o produto ou serviço que se vende, com o objetivo de que ele escolha sua proposta sobre a concorrência.

Além de ser muitas vezes um crime, como mencionado acima, um suborno é antiético e, por isso, deve ser evitado pelo fato de tornarmos pessoas moralmente melhores.

No entanto, a corrupção pode ser realizada com dinheiro, como na maioria das vezes comentamos, embora o objeto possa ser qualquer coisa que incite ou mova alguém. No caso de uma pessoa apaixonada, com certeza, os beijos de seu amado ou amada será um suborno para conseguir um perdão.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Suborno. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/suborno >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Suborno