Conceito de Subordinação

SubordinacaoA subordinação se refere à dependência e submissão sobre alguém, ou seja, é a submissão ao comando, ao domínio ou a ordem que impõe um indivíduo. Então, a subordinação sempre envolve uma situação de domínio que pode ser simbólica ou formal.

Geralmente a subordinação é conquista de maneira natural, ou seja, o subordinado acata ao comando porque é consciente e aceita a relação hierárquica estabelecida, embora, também seja possível que diante de uma eventual negativa de aceitar essa hierarquia possa ser aplicada a força com o objetivo de conseguir efetivamente a subordinação. Quem lidera o grupo agora é o João, por isso, todos devem prestar subordinação a ele.

No entanto, na área militar é muito comum usar o termo subordinação para explicar a relação estabelecida entre um indivíduo que detém uma posição mais elevada e outra que tem uma menor. O coronel falou energicamente com seus subordinados, entretanto, será chamado de subordinado à pessoa que depende do outro.

E por outro lado, na Gramática, a subordinação é a relação gramatical de dependência que existe entre duas ou mais orações, ou entre dois elementos que apresentam uma categoria gramatical diferente.

Vale ressaltar, que a relação de subordinação se forma através de laços, embora possam ser omitidos a partir da justaposição para as seguintes instruções válidas. Mauro não veio a meu aniversário por que estava doente. Mauro não veio a meu aniversário. Estava doente.

A subordinação sintática, por sua vez, estabelece que entre duas propostas, a proposta principal possui uma hierarquia superior em relação à proposta subordinada, então, não são substituíveis sem que isto altere o sentido da oração. Minha mãe não pôde vir porque estava viajando.

Existem três tipos de subordinação gramatical: subordinação adverbial (apresenta referências temporárias, locais, de modo e comparativas), subordinação substantiva (reúne várias funções sintáticas) e subordinação adjetiva (é especificativa ou explicativa).

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Subordinação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/subordinacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Subordinação