Conceito de Subjetividade

SubjetividadeÉ através do seu conhecimento que uma pessoa conhece e compreende a realidade. Entretanto, todo ser humano interpreta uma realidade social através da subjetividade e ela está condicionada pelos fatores sociais que o rodeiam, por sua situação pessoal, por sua vida familiar, etc. Graças ao poder da subjetividade, existem diversas formas de pensar que mostram a riqueza do ser humano e proporcionam conversas com os amigos e com a família.

Seria muito chato se todas as pessoas do mundo pensassem da mesma forma. Graças ao poder da diferença e da existência da subjetividade, as pessoas podem aprender umas com as outras, trocar opiniões, enriquecer-se mutuamente com as diversas perspectivas. O diálogo, de fato, é o ponto de encontro entre duas subjetividades diferentes. Entretanto, a partir do respeito, da curiosidade sadia e da vontade de aprender é possível iniciar uma conversa gratificante.

Existem ciências como a filosofia que mostram o poder da subjetividade ao longo da história, uma vez que cada filósofo empregou sua teoria de conhecimento contribuindo com argumentos concretos que justificam essa visão subjetiva da realidade. A objetividade é um tema muito valorizado na área do jornalismo, pois o trabalho de um jornalista é explicar de fato como, quando, quem e por que de uma notícia ou acontecimento. Entretanto, inclusive no jornalismo, quando um profissional se esforça por ser o mais objetivo possível, sempre existe uma forma pessoal de contar a realidade e é aí onde fica evidente a subjetividade.

As diferenças de opinião se mostram próximas tanto na relação de um casal como no vínculo entre irmãos. O plano de valores é o que fica mais aberto à subjetividade do que uma pessoa que considera o que é correto ou não.

Em relação ao modo de viver existe a possibilidade de estar muito focado em si mesmo, assim como acontece com as pessoas vaidosas que só pensam em si. Entretanto, são pessoas que não aprendem com os outros. A verdadeira atitude é a humildade de aprender a escutar com simplicidade e liberdade porque ninguém tem a verdade absoluta. É importante ter capacidade de reflexão e inclusive ser flexível para mudar de opinião.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Subjetividade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/subjetividade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Subjetividade