Conceito de Subjacente

SubjacenteO adjetivo subjacente corresponde ao verbo subjazer e significa estar debaixo de algo ou permanecer oculto. Assim, subjacente é aquilo que se encontra escondido, ou seja, é algo que não é observado de maneira evidente.

Do ponto de vista etimológico, o prefixo sub significa “debaixo de” e acompanha o verbo “iaceo” (yacer em latim) formando o termo subiacere, que literalmente significa tombado ou estendido.

A palavra subjacente pode ser considerada em cultismo, pois não é um termo de uso comum na linguagem. Na verdade, o sinônimo oculto é mais habitual na comunicação cotidiana.

Onde está o subjacente?

Na comunicação utilizamos palavras que transmitem ideias. Aparentemente não há nada mais que palavras. No entanto, em algumas mensagens é possível observar ideias que ficam escondidas, ou seja, subjacentes (pois ficam escondidas atrás de palavras). Vamos ver esta ideia com um exemplo hipotético. Uma pessoa é interrogada pela policia no contexto de uma investigação. Em seu relato, são observadas respostas evasivas ou desculpas que não estão relacionadas aos fatos. Diante deste tipo de mensagem, a polícia pode pensar que há algo subjacente, ou seja, estranho ou oculto. Esta conclusão não é tirada da pessoa interrogada, mas ficam entrelinhas daquilo que se intui e não propriamente de suas palavras.

No campo da psicoanálise

O subjacente é analisado pela psicanálise, uma disciplina da psicologia que tem um papel relevante na dimensão inconsciente da mente humana. Neste sentido, nossa atividade mental tem uma parte consciente e racional e, paralelamente, uma parte inconsciente que atua “por debaixo do racional”. Este elemento subjacente também não é observado de maneira evidente, mas revela algumas manifestações da linguagem (nos conhecidos fracassos ou nas piadas), assim como no mundo dos sonhos.

O papel do psicoanalista é conhecer o paciente e chegar à informação que permanece oculta em sua mente. Este mundo do subjacente na mente humana é de grande complexidade, pois é ignorado por nós mesmos e é necessário de uma metodologia para compreender seus mecanismos e entender a relação do oculto com aquilo que se manifesta no comportamento externo ou através da linguagem.

Adaptações do conceito em matéria econômica

Por último, deve-se lembrar de que o termo aqui analisado apresenta algumas aplicações no mundo da economia. Existem os conceitos inflação subjacente e ativo subjacente, dois parâmetros da terminologia própria da atividade econômica.

Foto: iStock, gilaxia

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Subjacente. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/subjacente >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Subjacente