Conceito de Subestimar

SubestimarSubestimar é um verbo usado para referir-se às ações que uma pessoa avalia o valor, a importância ou a relevância de uma coisa, de um fenômeno ou inclusive de outra pessoa que realmente valha a pena. O prefixo sub sempre significa "por debaixo" e então em conjunto com o verbo estimar nos dá a ideia de que se faz uma análise ou uma valorização do objeto em questão inferior ao que é na realidade. A subestimação é um fenômeno muito comum na atualidade em relação às relações sociais, pois muitas vezes se subestimam as capacidades ou possibilidades de uma pessoa por elementos tais como o aspecto físico.

O termo subestimar é sempre usado com um sentido negativo, pois pressupõe que está estimando ou valorizando algo por menos do que realmente vale a pena, o que significa que não é dado valor ou importância verdadeira. A subestimação procede de uma série de fatos, por exemplo, dos resultados de um exame, do preço de um objeto, alguns elementos da natureza, etc. Sempre que se fala de subestimar está querendo dizer que a apreciação não é correta e que, por consequência, pode haver surpresas sobre os resultados observados.

No caso das relações sociais, a subestimação está sempre presente quando uma pessoa é medida por fatores como o aspecto físico, pois isso nos impede de ver ou avaliar adequadamente as suas competências, habilidades, elementos intelectuais para executar determinadas tarefas. Assim, subestima-se as pessoas com deficiências físicas, enquanto talvez intelectualmente suas habilidades e seu potencial seja igual ou maior do que a de qualquer outra pessoa. Além disso, você pode subestimar vice-versa, ou seja, pensar que uma pessoa por ser extremamente atraente e bonita no físico, não vai render tão bem como uma pessoa intelectual ou profissional.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Subestimar. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/subestimar >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Subestimar